Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

Publicado em: 14/04/2022
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

A Defesa Civil de Caraguatatuba está participando da 4ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) de 2022. Essa Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e as aulas ocorrem em formato à distancia (EaD) e presencialmente na cidade de Aparecida, no RMVale, nesta quinta-feira (14).

Por conta da previsão de mau tempo e pelo sobreaviso, os agentes da Defesa Civil da cidade não foram presencialmente à cidade de Aparecida, mas acompanham as aulas online sobre as técnicas de prevenção e combate à incêndio em cobertura vegetal.

#PraCegoVer: Foto mostra equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de 20 cidades do RMVale ouvindo palestra da Defesa Civil Estadual e mostrando alguns instrumentos usados para combater incêndios (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, “com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros”.

A região do Litoral Norte é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e diante isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisa tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.

Outra orientação importante é evitar a limpeza do terreno na época de seca com a utilização do fogo, pois ele pode se propagar de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. O mesmo vale para bitucas de cigarro deixadas em lugar de vegetação. Elas devem ser descartadas em uma das bituqueiras espalhadas pela cidade.

Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.

O que é a estiagem

A estiagem é um fenômeno climático que tem como característica dominante a falta de chuva por longos períodos. Ao contrário da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal, ocorrendo no período de inverno. Por conta de chuva, principal efeito negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano.

Por conta do tempo seco, há mais chances de haver o ressecamento das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias ou agravando as doenças respiratórias como asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP. O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 13/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento itinerante no bairro Jetuba
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento itinerante no bairro Jetuba

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promoveu na última quarta-feira (13), a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Jetuba, atendimento de 35 cães e gatos, na sede administrativa do Residencial Jetuba. Os animais estavam previamente agendados e foram levados pelos seus proprietários e a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 14/03/2024