Pesquisar No Site

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

A retomada das aulas do programa Universidade Aberta foi momento de encontrar novamente com antigos colegas e, para outros, estabelecer novas amizades e ter contato, pela primeira vez, com o conteúdo universitário.

O programa é uma parceria entre o Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. As aulas reiniciaram na quinta-feira (31/3), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, e serão todas às quintas-feiras, das 14h às 16h30.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. A professora Divina de Fátima dos Santos está de pé e fala aos alunos que estão sentados à frente em cadeiras acolchoadas amarelas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, a coordenadora do programa, Divina de Fátima dos Santos, a professora Sandra Silva, e o professor Amador Marcondes, do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino deram boas-vindas aos veteranos e novatos.

“É com muita alegria que recebemos vocês, hoje, após dois anos de suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. Aproveitem a convivência e o conhecimento desse projeto, fruto de uma parceria de sucesso há 20 anos entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo”, destacou Toledo.

Para Isabel Pestana, 66 anos, foi uma surpresa agradável a primeira aula. “Essa é a primeira vez que participo da Universidade Aberta e acredito que será um lugar para trocarmos experiências, visões do momento que estamos passando, com muito companheirismo”, declarou.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. Duas mulheres, em destaque, estão sentadas em cadeiras amarelas. Elas prestam atenção na aula. Ao redor, há outras pessoas sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Também foi a estreia da Carlos de Oliveira, 62 anos, como aluno. “Achei uma maravilha o primeiro dia de aula. Quero trazer minha mãe e meu cunhado para participarem também”, disse.

Ao contrário dos colegas, Denilse Rego, 69 anos, participa do programa há 13 anos. “Fiz novos amigos nesses anos que se reúnem para festas, bailes, bate-papos fora da sala de aula. Essa convivência só nos traz alegria”, declarou.

À frente do programa desde 2015, a coordenadora Divina de Fátima dos Santos, e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, destacou que o ganho é imensurável. “Aprendo mais do que ensino porque os alunos tem conhecimento de vida e isso é repassado durante os encontros. Para eles é um momento de troca de experiências e de afeto e isso é excelente para a autoestima, além de ser melhor do que ficarem em casas sozinhos ou assistindo TV”, afirmou.

Os interessados em participar da Universidade Aberta podem assistir as aulas todas às quintas-feiras, na sede do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, das 14h às 16h30. Vale destacar que não há nenhum tipo de avaliação como provas, testes ou trabalhos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (8). Ao todo, estão disponíveis 103 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Vagas PAT Publicado em 08/07/2026
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista

Com pinturas, mosaicos e painéis cerâmicos, a mostra centenária de Antonio Carelli tem abertura nesta sexta-feira (3/7), às 19h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). Com curadoria de Bel Galvanese, Bernadete Silva, Ana Dias, Edson Macedo e Rafael Marotti, integrantes do Núcleo Desenho Vivo, “Carelli – o tom

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/07/2026
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou os 87 primeiros aprovados de sete cursos do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 e mais um do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/07/2026
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba

A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/07/2026
12ª edição do Navegar Experience fortalece turismo náutico e reúne moradores e visitantes em Caraguatatuba
12ª edição do Navegar Experience fortalece turismo náutico e reúne moradores e visitantes em Caraguatatuba

A 12ª edição do Navegar Experience consolidou mais uma vez o sucesso da iniciativa em Caraguatatuba no último domingo (28), com atividades gratuitas de esporte, lazer, turismo e contato com a natureza. Realizado sempre no último domingo de cada mês, o projeto integra o calendário oficial de eventos do município

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/07/2026