Pesquisar No Site

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

A retomada das aulas do programa Universidade Aberta foi momento de encontrar novamente com antigos colegas e, para outros, estabelecer novas amizades e ter contato, pela primeira vez, com o conteúdo universitário.

O programa é uma parceria entre o Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. As aulas reiniciaram na quinta-feira (31/3), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, e serão todas às quintas-feiras, das 14h às 16h30.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. A professora Divina de Fátima dos Santos está de pé e fala aos alunos que estão sentados à frente em cadeiras acolchoadas amarelas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, a coordenadora do programa, Divina de Fátima dos Santos, a professora Sandra Silva, e o professor Amador Marcondes, do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino deram boas-vindas aos veteranos e novatos.

“É com muita alegria que recebemos vocês, hoje, após dois anos de suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. Aproveitem a convivência e o conhecimento desse projeto, fruto de uma parceria de sucesso há 20 anos entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo”, destacou Toledo.

Para Isabel Pestana, 66 anos, foi uma surpresa agradável a primeira aula. “Essa é a primeira vez que participo da Universidade Aberta e acredito que será um lugar para trocarmos experiências, visões do momento que estamos passando, com muito companheirismo”, declarou.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. Duas mulheres, em destaque, estão sentadas em cadeiras amarelas. Elas prestam atenção na aula. Ao redor, há outras pessoas sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Também foi a estreia da Carlos de Oliveira, 62 anos, como aluno. “Achei uma maravilha o primeiro dia de aula. Quero trazer minha mãe e meu cunhado para participarem também”, disse.

Ao contrário dos colegas, Denilse Rego, 69 anos, participa do programa há 13 anos. “Fiz novos amigos nesses anos que se reúnem para festas, bailes, bate-papos fora da sala de aula. Essa convivência só nos traz alegria”, declarou.

À frente do programa desde 2015, a coordenadora Divina de Fátima dos Santos, e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, destacou que o ganho é imensurável. “Aprendo mais do que ensino porque os alunos tem conhecimento de vida e isso é repassado durante os encontros. Para eles é um momento de troca de experiências e de afeto e isso é excelente para a autoestima, além de ser melhor do que ficarem em casas sozinhos ou assistindo TV”, afirmou.

Os interessados em participar da Universidade Aberta podem assistir as aulas todas às quintas-feiras, na sede do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, das 14h às 16h30. Vale destacar que não há nenhum tipo de avaliação como provas, testes ou trabalhos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024