Pesquisar No Site
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
A retomada das aulas do programa Universidade Aberta foi momento de encontrar novamente com antigos colegas e, para outros, estabelecer novas amizades e ter contato, pela primeira vez, com o conteúdo universitário.
O programa é uma parceria entre o Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. As aulas reiniciaram na quinta-feira (31/3), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, e serão todas às quintas-feiras, das 14h às 16h30.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. A professora Divina de Fátima dos Santos está de pé e fala aos alunos que estão sentados à frente em cadeiras acolchoadas amarelas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, a coordenadora do programa, Divina de Fátima dos Santos, a professora Sandra Silva, e o professor Amador Marcondes, do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino deram boas-vindas aos veteranos e novatos.
“É com muita alegria que recebemos vocês, hoje, após dois anos de suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. Aproveitem a convivência e o conhecimento desse projeto, fruto de uma parceria de sucesso há 20 anos entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo”, destacou Toledo.
Para Isabel Pestana, 66 anos, foi uma surpresa agradável a primeira aula. “Essa é a primeira vez que participo da Universidade Aberta e acredito que será um lugar para trocarmos experiências, visões do momento que estamos passando, com muito companheirismo”, declarou.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. Duas mulheres, em destaque, estão sentadas em cadeiras amarelas. Elas prestam atenção na aula. Ao redor, há outras pessoas sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Também foi a estreia da Carlos de Oliveira, 62 anos, como aluno. “Achei uma maravilha o primeiro dia de aula. Quero trazer minha mãe e meu cunhado para participarem também”, disse.
Ao contrário dos colegas, Denilse Rego, 69 anos, participa do programa há 13 anos. “Fiz novos amigos nesses anos que se reúnem para festas, bailes, bate-papos fora da sala de aula. Essa convivência só nos traz alegria”, declarou.
À frente do programa desde 2015, a coordenadora Divina de Fátima dos Santos, e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, destacou que o ganho é imensurável. “Aprendo mais do que ensino porque os alunos tem conhecimento de vida e isso é repassado durante os encontros. Para eles é um momento de troca de experiências e de afeto e isso é excelente para a autoestima, além de ser melhor do que ficarem em casas sozinhos ou assistindo TV”, afirmou.
Os interessados em participar da Universidade Aberta podem assistir as aulas todas às quintas-feiras, na sede do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, das 14h às 16h30. Vale destacar que não há nenhum tipo de avaliação como provas, testes ou trabalhos.
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta peças gratuitas sobre espectro autista na próxima semana
Na próxima semana, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe duas peças teatrais voltadas ao público infantil, que abordam, de forma lúdica e descontraída, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As montagens propõem reflexões sobre diversidade e pertencimento, aliando entretenimento à conscientização. A entrada é gratuita. As apresentações dialogam com
Fundacc abre manifestação de interesse para Revelando SP 2026
O Revelando SP, o maior festival de cultura tradicional e economia criativa do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para as edições de 2026. Fazedores de cultura de Caraguatatuba podem participar do evento nas cidades de São José dos Campos e São Paulo, nas categorias Culinária Tradicional, Artesanato
Caraguatatuba abre inscrições para Copa da Criança de Futsal
As inscrições da Copa da Criança de Futsal estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (19), em Caraguatatuba. A Secretaria de Esportes e Recreação, por meio do Departamento de Futebol, informa que a partir da data estarão disponíveis as fichas de inscrição para a competição. A Copa da Criança de
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 25 agentes de apoio escolar para rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 25 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima sexta-feira (20/3), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos
Seguem abertas inscrições para 1º Startup Day do Litoral Norte neste sábado
Seguem abertas as inscrições para o 1º Startup Day do Litoral Norte, que será realizado no próximo sábado (21), no auditório do Instituto Federal São Paulo – IFSP Campus Caraguatatuba, entre 8h30 às 13h. Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber este encontro, junto