Pesquisar No Site

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi
Universidade Aberta reúne antigos e novos alunos no primeiro dia de aulas no Ciapi

A retomada das aulas do programa Universidade Aberta foi momento de encontrar novamente com antigos colegas e, para outros, estabelecer novas amizades e ter contato, pela primeira vez, com o conteúdo universitário.

O programa é uma parceria entre o Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba, voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. As aulas reiniciaram na quinta-feira (31/3), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, e serão todas às quintas-feiras, das 14h às 16h30.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. A professora Divina de Fátima dos Santos está de pé e fala aos alunos que estão sentados à frente em cadeiras acolchoadas amarelas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, a coordenadora do programa, Divina de Fátima dos Santos, a professora Sandra Silva, e o professor Amador Marcondes, do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino deram boas-vindas aos veteranos e novatos.

“É com muita alegria que recebemos vocês, hoje, após dois anos de suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. Aproveitem a convivência e o conhecimento desse projeto, fruto de uma parceria de sucesso há 20 anos entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo”, destacou Toledo.

Para Isabel Pestana, 66 anos, foi uma surpresa agradável a primeira aula. “Essa é a primeira vez que participo da Universidade Aberta e acredito que será um lugar para trocarmos experiências, visões do momento que estamos passando, com muito companheirismo”, declarou.

#PraCegoVer: Sala de Cinema do Ciapi. Duas mulheres, em destaque, estão sentadas em cadeiras amarelas. Elas prestam atenção na aula. Ao redor, há outras pessoas sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Também foi a estreia da Carlos de Oliveira, 62 anos, como aluno. “Achei uma maravilha o primeiro dia de aula. Quero trazer minha mãe e meu cunhado para participarem também”, disse.

Ao contrário dos colegas, Denilse Rego, 69 anos, participa do programa há 13 anos. “Fiz novos amigos nesses anos que se reúnem para festas, bailes, bate-papos fora da sala de aula. Essa convivência só nos traz alegria”, declarou.

À frente do programa desde 2015, a coordenadora Divina de Fátima dos Santos, e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, destacou que o ganho é imensurável. “Aprendo mais do que ensino porque os alunos tem conhecimento de vida e isso é repassado durante os encontros. Para eles é um momento de troca de experiências e de afeto e isso é excelente para a autoestima, além de ser melhor do que ficarem em casas sozinhos ou assistindo TV”, afirmou.

Os interessados em participar da Universidade Aberta podem assistir as aulas todas às quintas-feiras, na sede do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, das 14h às 16h30. Vale destacar que não há nenhum tipo de avaliação como provas, testes ou trabalhos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (20) o quadro de vagas de emprego para 241 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 196 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 10 de consultor de vendas, nove de vendedor e sete de pedreiro. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 04/03/2024
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba participam de reunião com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba participam de reunião com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos

Na manhã desta segunda-feira (11/3), os assessores técnicos da Prefeitura de Caraguatatuba participaram de uma reunião que teve como foco na Nova Lei de Licitações e Contratos. O encontro foi organizado pelas Secretarias de Administração e Fazenda e abordou o processo licitatório conforme a Lei nº 14.133, de 2021, texto

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Secretaria de Fazenda Publicado em 11/03/2024
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações

Esta sexta-feira (15) é lembrada como Dia do Consumidor no Brasil. Para marcar a data, o Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Procon-SP, reuniu diversos representantes de estabelecimentos no auditório da Fundacc para falar sobre fiscalização e como evitar infrações. No encontro, a coordenadora do Procon do Núcleo

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 15/03/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024