Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba orienta sobre serviço de corte de árvores em áreas públicas e particulares
Prefeitura de Caraguatatuba orienta sobre serviço de corte de árvores em áreas públicas e particulares
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), disponibilizou o pedido para corte de árvores em áreas públicas e particulares. A solicitação é feita em acordo com o procedimento legal e orientação da secretaria responsável.
O serviço pode ser realizado junto à Central 156, tanto por telefone como pelo aplicativo. Além disso, os moradores com quaisquer dificuldades podem entrar em contato pelos números (12) 3897-8800 e (12) 3897-8801.
Remoção em áreas públicas
Os documentos para análise do pedido de supressão em área pública são a cópia do espelho do IPTU e a cópia do documento de identidade (RG ou CNH) que podem ser acessados pelo link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/DOCUMENTOS-EXIGIDOS-PARA-AUTORIZACAO-DE-CORTE-DE-ARVORE-EM-AREA-PUBLICA.pdf
Para a análise do pedido de supressão de árvore em calçada são verificadas questões de acessibilidade, ou seja, se o exemplar arbóreo se encontra no berço correto na calçada e, também, se está causando algum tipo de avaria na própria calçada ou no imóvel.
Também é avaliado o tipo de vegetação presente na área pública com base na Resolução CONAMA 07/96 para saber se a competência para emitir eventual autorização de supressão é da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Cabe ressaltar ainda, que no caso da vegetação e/ou o exemplar arbóreo estar em Área de Preservação Permanente (APP), a vegetação será mantida em cumprimento ao artigo 7º, da Lei 12.651/12.
Só será emitida autorização para supressão em APP no caso de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, conforme prescreve o artigo 8º da mesma lei.
Remoção em áreas particulares
Os documentos para análise do pedido de supressão em área particular, além das cópias do espelho do IPTU e do documento de identidade (RG ou CNH), são necessários também comprovante de dominialidade, croqui de localização do imóvel e indicação de quantas árvores e suas espécies.
Em caso de condomínios também são necessários cópia do documento de identidade do síndico (RG ou CNH), ato com nomeação do síndico, ata de Assembleia autorizando o corte da árvore.
O pedido por ser acessado no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/DOCUMENTOS-EXIGIDOS-PARA-AUTORIZACAO-DE-CORTE-DE-ARVORE-EM-AREA-PARTICULAR.pdf
Neste caso também é avaliado o tipo de vegetação, com base na Resolução Conama 07/96, para saber se a competência para emitir eventual autorização de supressão é da Cetesb ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Quando a autorização é de competência municipal, é solicitada a compensação de cada árvore removida. No caso, a doação de cinco mudas de planta nativa. E com relação ao corte de espécies exóticas, solicita-se a doação de duas mudas de planta nativa.
Se a vegetação e/ou o exemplar arbóreo estiver em Área de Preservação Permanente, será aplicado o artigo 7º, da Lei 12.651/12, que prescreve que a vegetação seja mantida pelo proprietário da área.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas
O Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma parceria da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, está com inscrições abertas para consultorias gratuitas, voltadas a micro e pequenos empreendedores do município. A orientação
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser
Caraguatatuba abre processo seletivo para definir diretores e coordenadores da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou, na quarta-feira (29), o edital do Processo Seletivo para Designação de Funções Gratificadas que vai selecionar profissionais para atuar como diretores de escola, vice-diretores e professores coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. As inscrições devem ser feitas de 10 a 31 de agosto. A
NOTA OFICIAL – PONTO DE ÔNIBUS DANIFICADO EM CARAGUATAUBA
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que na última sexta-feira (3), por volta das 15 horas, o ponto de ônibus da Avenida José Herculano, próximo à lotérica do bairro Porto Novo, foi danificado após um acidente de trânsito. De Acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, não houve
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada