Pesquisar No Site
Alunos de modalidades esportivas de Caraguatatuba recebem práticas de fisioterapia em parceria com Módulo
Alunos de modalidades esportivas de Caraguatatuba recebem práticas de fisioterapia em parceria com Módulo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Módulo, promove a partir desta sexta-feira (18, uma série de práticas para alunos das modalidades esportivas do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
Poderão participar das práticas os alunos que já estiverem presentes no CEMUG nos horários de suas aulas e devidamente inscritos no projeto Nova Onda Caraguá.

#PraCegoVer: Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Módulo atendem alunos do CEMUG (Foto: Luis Gava/PMC)
As disciplinas serão ministradas por professores do curso de Fisioterapia do centro universitário sempre na parte da manhã, das 8h ao 12h e à noite, das 19h10 às 21h40 até o dia 3 de junho.
De acordo com Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, a ação auxilia não apenas os atletas, mas também os futuros fisioterapeutas do município. “Aprender na prática é algo de extrema importância para todas as profissões. Os alunos do CEMUG podem agora ter uma analise completa e gratuita sobre seu desempenho e também saúde, além de proporcionar experiências para os futuros profissionais”, contou.
Além das disciplinas, as práticas contarão com a presença dos alunos do curso que irão atuar no acompanhamento dos alunos presentes no CEMUG, especialmente que já tiveram algum tipo de lesão esportiva ou atletas com deficiência (PCD) para fazer um diagnóstico funcional, como explica a fisioterapeuta e professora do curso Adriana Almeida.
“Essas fichas de anamnese, a avaliação que desenvolverem aqui, nós vamos discutir em sala de aula e depois entregar para a equipe que já atua na área do esporte adaptado para que eles tenham um relatório completo sobre a visão da fisioterapia naquele paciente que vai estar aqui com eles”, explicou.
Para a aluna Raiane dos Santos Cutrin, do 3º semestre do curso de Fisioterapia, esse contato foi essencial para o aprendizado da prática. “Foi uma experiência incrível, foi nossa primeira entrevista fazendo uma anamnese e eu fiquei muito feliz de ter a oportunidade de estar contribuindo com esses pacientes”, contou.
A aluna Estefani Caroline Mendes de Brito, também do 3º semestre de Fisioterapia, ainda complementa. “Esse é nosso ambiente, da graduação mesmo, para praticar o que a gente vai fazer um dia. Foi muito importante pra gente aprender e lidar com o paciente”, comentou.
Confira o cronograma das aulas e disciplinas
Manhã e noite:
Sexta-feira – 18/03: Avaliação Físico Funcional – Prof. Adriana
Sexta-feira – 18/03: Observação de Práticas Clínicas – Prof. Ivo
Quarta-feira – 23/03: Fisiologia do exercício – Prof. Fábio Médici
Quinta-feira – 07/04: Cinesioterapia – Prof. Ivo
Quarta-feira – 13/04: Fisiologia do exercício – Prof. Fábio Médici
Terça-feira – 03/05: Recursos Terapêuticos Manuais – Prof. Ivo
Sexta-feira – 20/05: Avaliação Físico-Funcional – Prof. Adriana
Sexta-feira – 20/05: Observação de Práticas Clínicas – Prof. Ivo
Sexta-feira – 03/06: Observação de Práticas Clínicas – Prof. Ivo
Apenas Noturno:
Sexta-feira – 13/05: Observação de Práticas Clínicas – Prof. Ivo
Veja Também Recentes
Abertura dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa leva desfile, dança e show no primeiro dia de competição
O alto astral marcou a abertura da 1ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba (Jompic), na noite de quarta-feira (21), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no bairro Jardim Britânia. O evento contempla atletas a partir dos 60 anos, dos gêneros feminino e masculino, com atividades
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,
Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de Texturização e Pintura Decorativa em Caraguatatuba
Os interessados em aprender as diversas aplicações de pintura e texturização em paredes terão a oportunidade para se inscrever no curso gratuito de “Texturização e Pintura Decorativa” ofertada pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com o programa Qualifica SP, do governo estadual. São oferecidas 15 vagas, com inscrições abertas
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana
Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de