Pesquisar No Site

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia
Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

O uso da música como recurso terapêutico é uma prática que acompanha o ser humano desde a Antiguidade. Comprovadamente, melodias são capazes de liberar endorfina, proteger o cérebro, reduzir as dores do corpo, além de contribui para a socialização.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Catorze pessoas entre homens e mulheres estão sentados. Elas participam do projeto Roda Musical. Quatro cuidadores do Ciapi acompanham a atividade Roda Musical (Cláudio Gomes/PMC)

A partir desses benefícios, a psicóloga Isabela Gobetti Leite e a terapeuta ocupacional Neorinete Campos Graves, a Nori, organizaram o projeto Roda Musical, voltado aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), da Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, às segundas-feiras, 14h.

“A Roda Musical é um momento para as pessoas expressarem suas emoções, exercitarem a memória e trocarem experiências, além de ser um encontro de alegria e bom humor. Trabalhamos com músicas trazidas pelos participantes ou escolhidas por nós. Nosso repertório escolhido nesta semana foi ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e ‘Tu és o maior amor da minha vida’, dos compositores Sílvio Lima e De Carvalho, ‘Evidências’, de Chitãozinho e Xororó, e ‘Gostava tanto de você’ (Tim Maia)”, disse a psicóloga.

A participação não se resume apenas na cantoria. As duas profissionais fazem uma reflexão sobre as letras, os sentimentos e as lembranças que despertam.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. A terapeuta ocupacional Nori acompanha a atividade Roda Musical. Ela está com blusa branca ao lado de uma senhora com vestido branco com listas vermelhas, sentada em uma cadeira de rodas. Ao lado das duas há mais três senhoras (Cláudio Gomes/PMC)

“Os idosos costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e é aí que a música pode ajudar, motivando e reduzindo a resistência. O ganho biopsicossocial é significativo: melhora e equilibra o humor; evita picos de raiva e tristeza; reduz a agitação e estresse; aumenta a conexão entre relações e coordenação motora; contribui para reduzir a perda cognitiva, entre outros benefícios”, ressaltou Nori.

Assíduo nos encontros, José Giovani da Silva, 60 anos, acompanha a mãe, Gilda, 85 anos, que passou por cirurgia cardíaca e tem dificuldades de fala por ter sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico).

“Minha mãe acompanha as músicas, batendo palmas e os pés e tenta cantá-las. A Roda Musical faz muito bem a ela e a mim também”, afirmou.

Outra que não gosta de perder os encontros é Iná Silva Santos Leite, 74 anos. “Ali, a gente relaxa, distrai, não pensa nos problemas e faz novos amigos” disse.

Já Ocimar Félix Júnior, 33 anos, dribla a timidez e os problemas de saúde no grupo. “Gosto de saber os que os mais velhos pensam, as músicas que gostam e de me enturmar com eles. Também faço natação e hidroginástica no Ciapi”, contou.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e está sob a gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Podem usufruir deste serviço idosos ou pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, violência, violação de direitos ou isolamento social.

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas do Centro de Convivência, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024