Pesquisar No Site

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia
Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

O uso da música como recurso terapêutico é uma prática que acompanha o ser humano desde a Antiguidade. Comprovadamente, melodias são capazes de liberar endorfina, proteger o cérebro, reduzir as dores do corpo, além de contribui para a socialização.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Catorze pessoas entre homens e mulheres estão sentados. Elas participam do projeto Roda Musical. Quatro cuidadores do Ciapi acompanham a atividade Roda Musical (Cláudio Gomes/PMC)

A partir desses benefícios, a psicóloga Isabela Gobetti Leite e a terapeuta ocupacional Neorinete Campos Graves, a Nori, organizaram o projeto Roda Musical, voltado aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), da Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, às segundas-feiras, 14h.

“A Roda Musical é um momento para as pessoas expressarem suas emoções, exercitarem a memória e trocarem experiências, além de ser um encontro de alegria e bom humor. Trabalhamos com músicas trazidas pelos participantes ou escolhidas por nós. Nosso repertório escolhido nesta semana foi ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e ‘Tu és o maior amor da minha vida’, dos compositores Sílvio Lima e De Carvalho, ‘Evidências’, de Chitãozinho e Xororó, e ‘Gostava tanto de você’ (Tim Maia)”, disse a psicóloga.

A participação não se resume apenas na cantoria. As duas profissionais fazem uma reflexão sobre as letras, os sentimentos e as lembranças que despertam.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. A terapeuta ocupacional Nori acompanha a atividade Roda Musical. Ela está com blusa branca ao lado de uma senhora com vestido branco com listas vermelhas, sentada em uma cadeira de rodas. Ao lado das duas há mais três senhoras (Cláudio Gomes/PMC)

“Os idosos costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e é aí que a música pode ajudar, motivando e reduzindo a resistência. O ganho biopsicossocial é significativo: melhora e equilibra o humor; evita picos de raiva e tristeza; reduz a agitação e estresse; aumenta a conexão entre relações e coordenação motora; contribui para reduzir a perda cognitiva, entre outros benefícios”, ressaltou Nori.

Assíduo nos encontros, José Giovani da Silva, 60 anos, acompanha a mãe, Gilda, 85 anos, que passou por cirurgia cardíaca e tem dificuldades de fala por ter sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico).

“Minha mãe acompanha as músicas, batendo palmas e os pés e tenta cantá-las. A Roda Musical faz muito bem a ela e a mim também”, afirmou.

Outra que não gosta de perder os encontros é Iná Silva Santos Leite, 74 anos. “Ali, a gente relaxa, distrai, não pensa nos problemas e faz novos amigos” disse.

Já Ocimar Félix Júnior, 33 anos, dribla a timidez e os problemas de saúde no grupo. “Gosto de saber os que os mais velhos pensam, as músicas que gostam e de me enturmar com eles. Também faço natação e hidroginástica no Ciapi”, contou.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e está sob a gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Podem usufruir deste serviço idosos ou pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, violência, violação de direitos ou isolamento social.

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas do Centro de Convivência, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), que são aniversariantes de outubro, podem fazer a prova de vida obrigatória presencialmente até o dia 29 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou até 31 de

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo

A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/10/2026
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba

Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2026
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete

A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 06/10/2026
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou no último sábado (26) uma força-tarefa de manutenção das vias do Morro do Algodão, na região Sul do município. Em três dias de trabalho, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos aplicaram mais de 36 toneladas de massa asfáltica em trechos que apresentavam buracos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026