Pesquisar No Site

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia
Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

O uso da música como recurso terapêutico é uma prática que acompanha o ser humano desde a Antiguidade. Comprovadamente, melodias são capazes de liberar endorfina, proteger o cérebro, reduzir as dores do corpo, além de contribui para a socialização.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Catorze pessoas entre homens e mulheres estão sentados. Elas participam do projeto Roda Musical. Quatro cuidadores do Ciapi acompanham a atividade Roda Musical (Cláudio Gomes/PMC)

A partir desses benefícios, a psicóloga Isabela Gobetti Leite e a terapeuta ocupacional Neorinete Campos Graves, a Nori, organizaram o projeto Roda Musical, voltado aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), da Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, às segundas-feiras, 14h.

“A Roda Musical é um momento para as pessoas expressarem suas emoções, exercitarem a memória e trocarem experiências, além de ser um encontro de alegria e bom humor. Trabalhamos com músicas trazidas pelos participantes ou escolhidas por nós. Nosso repertório escolhido nesta semana foi ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e ‘Tu és o maior amor da minha vida’, dos compositores Sílvio Lima e De Carvalho, ‘Evidências’, de Chitãozinho e Xororó, e ‘Gostava tanto de você’ (Tim Maia)”, disse a psicóloga.

A participação não se resume apenas na cantoria. As duas profissionais fazem uma reflexão sobre as letras, os sentimentos e as lembranças que despertam.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. A terapeuta ocupacional Nori acompanha a atividade Roda Musical. Ela está com blusa branca ao lado de uma senhora com vestido branco com listas vermelhas, sentada em uma cadeira de rodas. Ao lado das duas há mais três senhoras (Cláudio Gomes/PMC)

“Os idosos costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e é aí que a música pode ajudar, motivando e reduzindo a resistência. O ganho biopsicossocial é significativo: melhora e equilibra o humor; evita picos de raiva e tristeza; reduz a agitação e estresse; aumenta a conexão entre relações e coordenação motora; contribui para reduzir a perda cognitiva, entre outros benefícios”, ressaltou Nori.

Assíduo nos encontros, José Giovani da Silva, 60 anos, acompanha a mãe, Gilda, 85 anos, que passou por cirurgia cardíaca e tem dificuldades de fala por ter sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico).

“Minha mãe acompanha as músicas, batendo palmas e os pés e tenta cantá-las. A Roda Musical faz muito bem a ela e a mim também”, afirmou.

Outra que não gosta de perder os encontros é Iná Silva Santos Leite, 74 anos. “Ali, a gente relaxa, distrai, não pensa nos problemas e faz novos amigos” disse.

Já Ocimar Félix Júnior, 33 anos, dribla a timidez e os problemas de saúde no grupo. “Gosto de saber os que os mais velhos pensam, as músicas que gostam e de me enturmar com eles. Também faço natação e hidroginástica no Ciapi”, contou.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e está sob a gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Podem usufruir deste serviço idosos ou pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, violência, violação de direitos ou isolamento social.

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas do Centro de Convivência, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza bate-papo sobre gestão de resíduos sólidos com moradores da Vila Dignidade
Prefeitura de Caraguatatuba realiza bate-papo sobre gestão de resíduos sólidos com moradores da Vila Dignidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu uma roda de conversa com os moradores da Vila Dignidade para abordar a gestão de resíduos sólidos da cidade. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (28). A palestra foi conduzida pela Secretária Adjunta de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou formulário para as empresas ligadas ao setor turístico do município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de Estância Balneária, concedido pela Lei Estadual nº 38/1947, em reconhecimento ao seu enorme

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024