Pesquisar No Site

Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas

Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas
Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas

A queda é o mais sério e frequente acidente doméstico que ocorre com os idosos e a principal determinante para a morte acidental em pessoas acima de 65 anos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

A estimativa da incidência de quedas por faixa etária é de 28% a 35% nos idosos com mais de 65 anos e 32% a 42% naqueles com mais de 75 anos, que resultam em cerca de 50 mil mortes por ano.

#PraCegoVer Sala de Atividades em Grupo do Ciapi. Seis alunos (homens e mulheres) estão sentados em cadeiras e apertam uma bola entre os joelhos. O fisioterapeuta Marcelo orienta o exercício: (Divulgação/PMC)

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada; sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; equilíbrio diminuído; doença ou dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos entre outras causas.

Entre as novas atividades oferecidas pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), está o grupo de fisioterapia para prevenção de quedas.

As sessões são coordenadas pelo fisioterapeuta Marcelo Barbosa às terças e quintas e têm como objetivo fazer exercícios para o fortalecimento global, consciência corporal e equilíbrio.

“Também converso com os participantes sobre uso de sapatos adequados, cuidados com tapetes, móveis e animais de estimação em casa, colocar prateleiras e objetos na altura dos braços, manter uma luz acesa à noite para ir ao banheiro com segurança, entre outras dicas”, ressaltou o profissional.

Uma das frequentadoras da turma é Edna Carvalho, 66 anos. Ela conta que por ser diabética, tem crises frequentes de labirintite e hipoglicemia.

“Já caí na rua, dentro do ônibus, em casa. Já fiquei com o joelho direito três meses em tratamento por causa de tombo. Durante a pandemia estava fazendo exercícios em casa. Mas estar nesse grupo de risco de queda foi a melhor coisa. Também estou fazendo hidroginástica, aqui, para me fortalecer mais”, contou.

A colega Zuleide Durães Diniz, 79 anos, se considera a “rainha das quedas”. “Já perdi a conta de quantas vezes caí em casa e na rua por querer fazer as coisas com pressa e por não prestar atenção onde estou pisando. Também tenho um pouco de dificuldade para caminhar por causa dos problemas da idade. Além de estar nessa turma (risco de queda), estou participando das aulas de Tai-Chi-Chuan no Ciapi”, contou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Marcos Nascimento CAPA
Programa Trânsito Legal encerra ciclo de formação cidadã para alunos da EMEF Professor Oswaldo Ferreira

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, promoveu uma blitz educativa com alunos do 4º ano da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, marcando o encerramento das atividades do projeto. A ação buscou reforçar a formação cidadã

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2026
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura

Caraguatatuba mobilizou as forças de segurança e equipes de fiscalização para uma nova etapa da Operação Caraguá Segura entre a tarde de sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11), com ações de fiscalização de trânsito, abordagens, averiguação veicular, combate à criminalidade e vistoria de estabelecimentos. A primeira etapa ocorreu na

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/07/2026
IMG_6680 (1)
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre prevenção ao uso de álcool drogas e vaping na adolescência

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30), a palestra “Álcool, Drogas e Vaping na Adolescência” para orientar pais de jovens sobre o risco do uso de substâncias psicoativas. A atividade ocorreu na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, na região central, com objetivo de fortalecer a prevenção e ampliar

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/07/2026
05_27- Pintura Faixa Pedestre Av Frei Pacifico-Foto Luís Gava(PMC) (10)
Caraguatatuba realiza trabalho de revitalização da sinalização horizontal em vários bairros da cidade

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba continua o trabalho para revitalizar a sinalização horizontal em diversos pontos da cidade. Entre os locais que receberam a renovação da sinalização horizontal recentemente, incluindo faixas de pedestres, linhas de retenção e demarcação de vagas, estão a Avenida Frei Pacífico

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2026
Caraguatatuba conquista 22 medalhas e garante 3º lugar geral na Copa Caçapava de Karatê
Caraguatatuba conquista 22 medalhas e garante 3º lugar geral na Copa Caçapava de Karatê

Os atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (14), da Copa Caçapava de Karatê, promovida pelo Centro Educacional de Artes Marciais e Condicionamento (Cemc), no município de Caçapava (SP). A competição, válida pela etapa paulista do circuito, reuniu cerca de 330 atletas de quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/06/2026