Pesquisar No Site

Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas

Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas
Ciapi tem grupo de fisioterapia voltado à prevenção de quedas

A queda é o mais sério e frequente acidente doméstico que ocorre com os idosos e a principal determinante para a morte acidental em pessoas acima de 65 anos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

A estimativa da incidência de quedas por faixa etária é de 28% a 35% nos idosos com mais de 65 anos e 32% a 42% naqueles com mais de 75 anos, que resultam em cerca de 50 mil mortes por ano.

#PraCegoVer Sala de Atividades em Grupo do Ciapi. Seis alunos (homens e mulheres) estão sentados em cadeiras e apertam uma bola entre os joelhos. O fisioterapeuta Marcelo orienta o exercício: (Divulgação/PMC)

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada; sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; equilíbrio diminuído; doença ou dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos entre outras causas.

Entre as novas atividades oferecidas pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), está o grupo de fisioterapia para prevenção de quedas.

As sessões são coordenadas pelo fisioterapeuta Marcelo Barbosa às terças e quintas e têm como objetivo fazer exercícios para o fortalecimento global, consciência corporal e equilíbrio.

“Também converso com os participantes sobre uso de sapatos adequados, cuidados com tapetes, móveis e animais de estimação em casa, colocar prateleiras e objetos na altura dos braços, manter uma luz acesa à noite para ir ao banheiro com segurança, entre outras dicas”, ressaltou o profissional.

Uma das frequentadoras da turma é Edna Carvalho, 66 anos. Ela conta que por ser diabética, tem crises frequentes de labirintite e hipoglicemia.

“Já caí na rua, dentro do ônibus, em casa. Já fiquei com o joelho direito três meses em tratamento por causa de tombo. Durante a pandemia estava fazendo exercícios em casa. Mas estar nesse grupo de risco de queda foi a melhor coisa. Também estou fazendo hidroginástica, aqui, para me fortalecer mais”, contou.

A colega Zuleide Durães Diniz, 79 anos, se considera a “rainha das quedas”. “Já perdi a conta de quantas vezes caí em casa e na rua por querer fazer as coisas com pressa e por não prestar atenção onde estou pisando. Também tenho um pouco de dificuldade para caminhar por causa dos problemas da idade. Além de estar nessa turma (risco de queda), estou participando das aulas de Tai-Chi-Chuan no Ciapi”, contou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024