Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para curso de Licenciamento Ambiental Municipal na prática
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para curso de Licenciamento Ambiental Municipal na prática
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), abre inscrições para o curso de Licenciamento Ambiental Municipal na prática como forma de orientar as empresas e profissionais para solicitação de regularização e licenciamento ambiental para operação de empreendimentos.
O curso será ministrado na próxima quarta-feira (16), às 15h, na SMAAP e é limitado a 15 vagas, com uma hora de duração. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (12) 3897-2530.
Podem participar profissionais que atuam na área ambiental, como engenheiros, arquitetos, biólogos, estudantes, técnicos de meio ambiente e demais interessados no aprendizado.
A ideia é tirar as dúvidas das pessoas que prestam este tipo de serviço e saibam como fazer, otimizando os pedidos junto à Prefeitura. Ao final, será entregue um certificado de participação.
No curso, serão abordados sobre como proceder com o licenciamento ambiental no âmbito municipal; quais são as empresas passíveis de licenciamento; como preencher o Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE); como dar entrada no pedido de licenciamento, além de esclarecimentos sobre solicitação de corte de árvore, Plano de Dados Abertos (PDA), entre outros procedimentos e processos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O licenciamento ambiental foi estabelecido pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e traz um conjunto de normas para a preservação ambiental. É um importante instrumento de gestão por meio do qual a administração pública controla empreendimentos e atividades efetivas, ou potencialmente poluidoras e que possam causar a degradação ambiental.
Saiba mais leis e decretos no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-a-empresa/licenciamento-ambiental/
Veja Também Recentes
CRAS Barranco Alto promove workshop de chocolate e incentiva geração de renda em Caraguatatuba
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Barranco Alto promoveu, na última quinta-feira (9), um workshop de chocolate voltado às famílias atendidas pela unidade. A atividade, ministrada pelo gastrólogo Felipe Barreto, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades práticas que contribuem para a qualificação profissional e
Caraguatatuba conquista Prêmio Cidade Esportiva do Estado de São Paulo
Caraguatatuba foi reconhecida como uma das cidades destaque do Estado ao conquistar o Prêmio Cidade Esportiva 2026, entregue nesta sexta-feira (24), durante a Feira Arnold Sports Festival South America, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. A premiação valoriza municípios que se destacaram ao longo de 2025 pela implementação
Massaguaçu, Travessão e Indaiá recebem audiências da LDO 2027 de Caraguatatuba a partir do dia 12 de maio
As audiências públicas descentralizadas da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para o exercício de 2027 serão realizadas nos dias 12, 14 e 15 de maio, às 19h, nos bairros do Massaguaçu, Travessão e Indaiá, respectivamente. Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento vão explicar a
Caraguatatuba amplia atendimento de fisioterapia com contratação de profissionais
A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou e qualificou a oferta de atendimentos de fisioterapia na rede municipal de saúde com a convocação de três novos profissionais aprovados no concurso público de 2023. As admissões ocorreram no início do ano. Na unidade do Porto Novo, a Secretaria de Saúde ampliou os atendimentos
Oito animais ganham novos lares em Caraguatatuba após Feira de Adoção de cães e gatos
A feira de adoção realizada no último sábado (11), em Caraguatatuba, resultou na adoção de oito animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo cinco cães e três gatos. A ação ocorreu nas dependências do Serramar Shopping e foi aberta ao público. Entre os animais adotados, estavam quatro filhotes