Pesquisar No Site
Professores de Natação do Ciapi passam por capacitação para atender PcDs e idosos

Professores de Natação do Ciapi passam por capacitação para atender PcDs e idosos
Uma parceria entre a Secretarias de Esportes e Lazer e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) vai proporcionar a muitas pessoas com deficiência (PcDs) ou mesmo idosos, a oportunidade de aprender a nadar.

#PraCegoVer Piscina do Ciapi. Dentro da água estão o instrutor de Natação para PcDs, Thiago Intrieri, que está de touca preta, e os professores Zaqueu de touca branca e José Roberto de touca verde. Thiago pede para que os dois segurem na borda da piscina e pede que os dois batam pernas. (Divulgação/PMC)
A aula de “Introdução ao Meio Líquido” será oferecida toda sexta-feira, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
O professor Thiago Intrieri, da Secretaria de Esportes e Lazer, responsável pelo time de natação para PcDs, que treina no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), fez uma capacitação para os professores Zaqueu Anderson de Souza e José Roberto da Silva, responsáveis pelas aulas no gerido pela Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento

#PraCegoVer Piscina do Ciapi. Dentro da água estão o instrutor de Natação para Pcds, Thiago Intrieri, que está de touca preta, e os professores Zaqueu de touca branca e José Roberto de touca verde, conversam. (Divulgação/PMC)
“Temos uma grande demanda de pessoas com deficiência e idosos que querem aprender a nadar. Repassei técnicas de natação adequadas, específicas para esse público-alvo e de como adaptá-lo ao meio líquido”, explicou Intrieri.
Ele demonstrou aos colegas formas de como auxiliar o aluno na água, como segurá-lo de acordo com sua necessidade, o passo a passo da respiração dentro da água, das braçadas e pernadas. Por exemplo, no caso de um deficiente visual, orientá-lo da distância em passos, pernadas ou braçadas até as bordas, tanto no comprimento quanto na largura da piscina e a maneira de orientar os movimentos.
“Gostei muito da capacitação porque aprendi muita coisa nova para colocar em prática com os novos alunos. Ter a supervisão do Thiago, que já é muito experiente e responsável pelo treinamento do time de competição dos paratletas da cidade, foi realmente um diferencial”, avaliou Zaqueu.
O colega José Roberto acrescentou: “São detalhes que, às vezes, nem percebemos, no momento de ensinar os alunos com deficiência ou idosos, que fazem toda diferença para eles gostarem de nadar e evoluírem no esporte”.
Veja Também Recentes

Pôr do sol no Mirante do Camaroeiro é cenário do espetáculo de dança ‘Vitrines’ na próxima semana
O mirante do Complexo Turístico do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba, será o palco do espetáculo ‘Vitrines’, da SETES Companhia de Dança, na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28/9 (sexta-feira, sábado e domingo), às 17h30, durante o pôr do sol. A entrada é gratuita. O espetáculo faz

Sessão ExistênciaS apresenta filme ‘Suçuarana’ nesta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, exibe nesta sexta-feira (26/9), às 19h, o filme ‘Suçuarana’ (2025), dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges. A exibição integra a ‘Sessão ExistênciaS’ – uma realização do Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui. A entrada é gratuita. O longa-metragem conta a história de Dora, uma

Fundacc está com inscrições abertas para concurso fotográfico 7º Veja Caraguá
Estão abertas as inscrições até o dia 12/10 para o 7º Veja Caraguá – Prêmio Fotográfico de Caraguatatuba. ‘Cotidiano’ é o tema desta edição, definido pelo Setorial de Audiovisual e Fotografia do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e as fotografias podem ter sido registradas em qualquer local

Caraguatatuba realiza mobilização ambiental com plantio de árvores e limpeza da praia do Centro
A orla da Praia do Centro de Caraguatatuba foi palco, no último domingo (21), de um plantio de árvores nativas e de um mutirão de limpeza. A iniciativa também celebrou o Dia da Árvore (21 de setembro) e o Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro). Aproximadamente 30 voluntários participaram

Parque do Juqueriquerê recebe exposições culturais abertas ao público
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre as portas para uma programação diversificada de exposições culturais. Com entrada gratuita, a iniciativa é voltada ao público de todas as idades. O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, nº 5030, no bairro Morro do Algodão.