Pesquisar No Site
Professores de Natação do Ciapi passam por capacitação para atender PcDs e idosos

Professores de Natação do Ciapi passam por capacitação para atender PcDs e idosos
Uma parceria entre a Secretarias de Esportes e Lazer e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) vai proporcionar a muitas pessoas com deficiência (PcDs) ou mesmo idosos, a oportunidade de aprender a nadar.

#PraCegoVer Piscina do Ciapi. Dentro da água estão o instrutor de Natação para PcDs, Thiago Intrieri, que está de touca preta, e os professores Zaqueu de touca branca e José Roberto de touca verde. Thiago pede para que os dois segurem na borda da piscina e pede que os dois batam pernas. (Divulgação/PMC)
A aula de “Introdução ao Meio Líquido” será oferecida toda sexta-feira, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
O professor Thiago Intrieri, da Secretaria de Esportes e Lazer, responsável pelo time de natação para PcDs, que treina no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), fez uma capacitação para os professores Zaqueu Anderson de Souza e José Roberto da Silva, responsáveis pelas aulas no gerido pela Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento

#PraCegoVer Piscina do Ciapi. Dentro da água estão o instrutor de Natação para Pcds, Thiago Intrieri, que está de touca preta, e os professores Zaqueu de touca branca e José Roberto de touca verde, conversam. (Divulgação/PMC)
“Temos uma grande demanda de pessoas com deficiência e idosos que querem aprender a nadar. Repassei técnicas de natação adequadas, específicas para esse público-alvo e de como adaptá-lo ao meio líquido”, explicou Intrieri.
Ele demonstrou aos colegas formas de como auxiliar o aluno na água, como segurá-lo de acordo com sua necessidade, o passo a passo da respiração dentro da água, das braçadas e pernadas. Por exemplo, no caso de um deficiente visual, orientá-lo da distância em passos, pernadas ou braçadas até as bordas, tanto no comprimento quanto na largura da piscina e a maneira de orientar os movimentos.
“Gostei muito da capacitação porque aprendi muita coisa nova para colocar em prática com os novos alunos. Ter a supervisão do Thiago, que já é muito experiente e responsável pelo treinamento do time de competição dos paratletas da cidade, foi realmente um diferencial”, avaliou Zaqueu.
O colega José Roberto acrescentou: “São detalhes que, às vezes, nem percebemos, no momento de ensinar os alunos com deficiência ou idosos, que fazem toda diferença para eles gostarem de nadar e evoluírem no esporte”.
Veja Também Recentes

Espetáculo à luz de velas “Starlight Concert” é destaque no Teatro Mario Covas em julho
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 24 de julho (quinta-feira), às 21h, o espetáculo “Starlight Concert”. Em sua mais recente edição, o concerto celebra a trajetória de grandes compositores, no qual mistura a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica.

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições na próxima terça-feira
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, por meio do projeto MM Macc Museu Vivo, com fomento do ProAC e da Lei Aldir Blanc (PNAB), apresenta a partir da próxima terça-feira (1º/7), três novas exposições – “Além do Olhar”, “Transformar – Alice Dolfini” e “José Moraes, o artista e

Fundo Social realiza 1º Workshop de Costura Criativa gratuito
Promover o convívio social entre mulheres de diferentes faixas etárias, proporcionar uma atividade para complementação de renda, estimular a criatividade, reciclagem e sustentabilidade foram alguns dos objetivos do 1º Workshop de Costura Criativa realizado nesta segunda-feira (23), pelo Fundo Social de Caraguatatuba em sua sede, no Centro. De acordo com

Oficina do Pontos MIS “Quem conta um conto aumenta um ponto” é destaque na programação cultural nesta sexta-feira
O Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove nesta sexta-feira (27/6), às 17h30, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, a oficina “Quem conta um conto aumenta um ponto”, com Raphael Scire. As vagas são limitadas e a

Jogos Escolares Municipais começam em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ficou lotado de estudantes esportistas na manhã desta quarta-feira (25) em Caraguatatuba para o início de mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A competição começou oficialmente com as primeiras provas da modalidade de atletismo para alunos do Ensino Fundamental II também