Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retoma projeto de arborização urbana
Prefeitura de Caraguatatuba retoma projeto de arborização urbana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), retomou neste mês, o plantio de mudas nativas. Inicialmente, eles serão feitos nas escolas municipais e praças públicas.

#PraCegoVer: Dois homens fazem plantio de mudas em escola (Foto: Divulgação/PMC)
Até o momento, 20 mudas das espécies Pitanga, Ipê, Manacá e Araçá foram plantadas nas unidades escolares E.E Antonio Alves Bernardino (Tinga), EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez (Indaiá) e E.E Ismael Iglesias (Barranco Alto).
Durante o mês de março, mais 30 mudas serão plantadas em escolas municipais. O plantio em unidades escolares incentiva o aluno a respeitar, cuidar e valorizar o meio ambiente. As solicitações podem ser feitas na Central 156 ou diretamente na SMAAP.
Segundo a SMAAP, em 2021 foram plantadas 528 mudas nativas em diferentes espaços públicos, além de 84 mudas solicitadas por meio da Central 156. Como compensação ambiental de empresas privadas, a SMAAP recebeu 1.625 mudas que ficam alojadas no Viveiro Municipal.

#PraCegoVer: Funcionária da SMAAP segura terra durante plantio (Foto: Divulgação/PMC)
A Prefeitura também possui o programa ‘Disque Árvore’, que disponibiliza mudas à população que deseja plantar uma árvore em sua residência. Para realizar o pedido, é necessário solicitar na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo.
Além de doar a muda, a SMAAP auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
Conheça mais serviços:
Adote o Verde – Parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.
Espaço Árvore – Programa de preservação ambiental que visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais para aumentar a arborização e oferecer um toque paisagístico aos prédios.
Viveiro Municipal – Objetivo de reunir, organizar e cuidar das mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à Prefeitura, provenientes das autorizações de cortes de árvores, sendo utilizadas na recomposição de matas ciliares, enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana e de educação ambiental.
Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, na Rua Santos Dumont, 502, no Estrela D’alva, pelo telefone (12) 3897-2530 ou email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba marca presença em evento nacional sobre qualidade e sustentabilidade do pescado
A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, participou da 10ª edição do SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Santos (SP). O evento é considerado uma importante referência
Mulheres empreendedoras do Litoral Norte recebem dicas para concorrerem ao prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Quais negócios podem concorrer ao Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios 2026, como efetuar a inscrição, documentação, como realizar uma apresentação eficiente e eficaz por meio de um vídeo de dois minutos, necessário neste processo, foram os assuntos abordados na oficina “Trajetórias de Valor”, ministrada pelos analistas de Negócios do Sebrae
Caraguatatuba sobe ao pódio na 3ª etapa do Paulista de BMX em Cosmópolis
A equipe de BMX de Caraguatatuba voltou a marcar presença no cenário estadual durante a 3ª etapa do Campeonato Paulista, disputada no último fim de semana, em Cosmópolis. Com nove atletas na competição, o município conquistou títulos, pódios e resultados importantes na busca por pontos no ranking da temporada. O
Nota Oficial – Audiência pública das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2026
A audiência pública para apresentação do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2026, que será realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (29), teve seu horário alterado. A sessão, anteriormente marcada para as 10h, será realizada às 14h, devido à visita do vice-presidente do Brasil,
Caraguatatuba vence clássico regional e entra no G-3 do futsal feminino
O futsal feminino de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória importante na temporada. Jogando no último domingo (17), a equipe do projeto Geração Independente venceu o ADCCTA, de São José dos Campos, por 2 a 0. O time caraguatatubense construiu o resultado com gols de Giovanna Mateus e Laura Garcia. A