Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba retoma projeto de arborização urbana

Prefeitura de Caraguatatuba retoma projeto de arborização urbana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), retomou neste mês, o plantio de mudas nativas. Inicialmente, eles serão feitos nas escolas municipais e praças públicas.

#PraCegoVer: Dois homens fazem plantio de mudas em escola (Foto: Divulgação/PMC)
Até o momento, 20 mudas das espécies Pitanga, Ipê, Manacá e Araçá foram plantadas nas unidades escolares E.E Antonio Alves Bernardino (Tinga), EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez (Indaiá) e E.E Ismael Iglesias (Barranco Alto).
Durante o mês de março, mais 30 mudas serão plantadas em escolas municipais. O plantio em unidades escolares incentiva o aluno a respeitar, cuidar e valorizar o meio ambiente. As solicitações podem ser feitas na Central 156 ou diretamente na SMAAP.
Segundo a SMAAP, em 2021 foram plantadas 528 mudas nativas em diferentes espaços públicos, além de 84 mudas solicitadas por meio da Central 156. Como compensação ambiental de empresas privadas, a SMAAP recebeu 1.625 mudas que ficam alojadas no Viveiro Municipal.

#PraCegoVer: Funcionária da SMAAP segura terra durante plantio (Foto: Divulgação/PMC)
A Prefeitura também possui o programa ‘Disque Árvore’, que disponibiliza mudas à população que deseja plantar uma árvore em sua residência. Para realizar o pedido, é necessário solicitar na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo.
Além de doar a muda, a SMAAP auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
Conheça mais serviços:
Adote o Verde – Parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.
Espaço Árvore – Programa de preservação ambiental que visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais para aumentar a arborização e oferecer um toque paisagístico aos prédios.
Viveiro Municipal – Objetivo de reunir, organizar e cuidar das mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à Prefeitura, provenientes das autorizações de cortes de árvores, sendo utilizadas na recomposição de matas ciliares, enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana e de educação ambiental.
Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, na Rua Santos Dumont, 502, no Estrela D’alva, pelo telefone (12) 3897-2530 ou email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes

Centro de Controle de Zoonoses abre vagas do Programa de Controle Populacional de cães e gatos na sexta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 300 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional na próxima sexta-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro

Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas
Caraguatatuba segue com ótimo desempenho na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com a conquista de 15 medalhas em diversas modalidades. A competição reúne atletas com 60 anos ou mais de 37 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e segue até 7 de junho,

Mostra Novo Cinema Mexicano – Programa Pontos MIS exibe filmes na Videoteca Lúcio Braun e Espaço Cultural Casa da Democracia
A Mostra Novo Cinema Mexicano chega à Caraguatatuba no mês de maio, com quatro filmes. As exibições são gratuitas e a classificação livre. A Videoteca Lúcio Braun, apresenta nesta sexta-feira (23), às 18h os filmes Giro polar e ¿Qué es la guerra? Já o Espaço Cultural Casa da Democracia, dia 30, sexta-feira, às 19h, oferece os títulos Corazón de mezquite + Sin lágrimas

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Secretaria de Saúde presta contas do 1º Quadrimestre de 2025
Nesta sexta-feira (30), às 10h, será realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do exercício de 2025 da Secretaria de Saúde, na sede da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A apresentação segue o que determina a Lei Complementar 141/2012, nos artigos 36 e 41, que exigem a