Pesquisar No Site
Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade, é destaque na região e avança na educação
Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade, é destaque na região e avança na educação
Caraguatatuba subiu 18 posições no Ranking de Competitividade 2021 em relação a 2020 e hoje ocupa a 74ª colocação no Brasil. No Litoral Norte, ficou à frente de São Sebastião (175) e Ubatuba (223). Ilhabela não consta na publicação por ter menos de 80 mil habitantes.
Destaque no município para as áreas de telecomunicações, que subiu 96 posições e está em 24; qualidade da educação, que ganhou 24 pontos, indo para posição 64; segurança, avançando 89 pontos e indo a 117; capital humano, subindo 134 e alcançando posição 119 no ranking; e inserção econômica, que subiu 137 pontos.
Em relação à telecomunicações, são avaliados acessos a telefonia móvel e com 4G, acessos de banda larga e com fibra ótica. No pilar segurança, quesitos como mortalidade e morbidade nos transportes tiveram melhorias na pontuação.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior e a secretaria de Educação, Márcia Paiva, com selo Compromisso Educação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Quanto à educação, no quesito qualidade, a pontuação do Ideb nos ensinos fundamentais anos iniciais e finais, além do ensino médio, contribuíram para o bom índice.
Já no quesito ‘acesso à educação’, a avaliação observa alunos em tempo integral nos Ensinos Fundamental, Educação Infantil e Médio, Taxa de Atendimento em Educação Infantil e Taxa de Matrícula para Ensinos Fundamental e Médio.
Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas) e é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
O Ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020.

#pracegover: Crianças estão em pé na sala de aula em frente à lousa (Foto: Divulgação/PMC)
Esta é a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
Entre os objetivos estão incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem; permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário; valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para se aplicar em outras localidades.
Também serve com uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas; ser um sistema de incentivo e de enforcement à melhoria para os líderes públicos e a sociedade no município; possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação; além de construir e disponibilizar uma ferramenta prática de auxílio e mobilização dos atores envolvidos nos processos de formulação e implementação de políticas públicas, tornando-as efetivas e baseadas em dados e evidências.
Veja Também Recentes
Assembleia geral do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba define representantes da sociedade civil
Foram eleitos em assembleia geral na última segunda-feira (26/1), no Auditório Maristela de Oliveira, os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), no biênio 2026/2027. A reunião foi aberta ao público e contou com a participação de artistas, produtores e agentes culturais,
Projeto Colônia de Férias leva crianças e adolescentes para velejar com instrutores do Instituto Mar Atlântico
Céu azul, sol e um pouco de vento fizeram a festa das crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, que participam do projeto Colônia de Férias, e tiveram a oportunidade de velejar na praia próximo ao Camaroeiro, com instrutores da escola de vela do Instituto Mar
Folia com responsabilidade: Caraguatatuba reforça prevenção e cuidado com a saúde durante Carnaval
Caraguatatuba entra no clima do Carnaval com foco na conscientização. Neste período, a Prefeitura reforça os cuidados com a saúde pública por meio de ação da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a UAMI leva informação, orientação e prevenção ao público
Guarda Civil Municipal prende homem com 90 porções de crack no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na última terça-feira (3), no bairro Perequê-Mirim. A ação ocorreu durante patrulhamento de rotina realizado pela equipe na Rua da Alta Tensão. Os agentes avistaram dois indivíduos, um homem e uma mulher, em atitude suspeita, conversando
Prefeitura de Caraguatatuba promove encontro para orientar pescadores sobre emissão de Nota Fiscal
Pescadores artesanais e trabalhadores dos entrepostos de pescado de Caraguatatuba participaram, na última terça-feira (10), de uma reunião para esclarecer as novas exigências referentes à emissão de Nota Fiscal eletrônica nas operações de venda. O encontro foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A reunião foi realizada