Pesquisar No Site

Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade, é destaque na região e avança na educação

Publicado em: 21/01/2022
Destaques
Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade, é destaque na região e avança na educação
Caraguatatuba sobe no ranking de competitividade, é destaque na região e avança na educação

Caraguatatuba subiu 18 posições no Ranking de Competitividade 2021 em relação a 2020 e hoje ocupa a 74ª colocação no Brasil. No Litoral Norte, ficou à frente de São Sebastião (175) e Ubatuba (223). Ilhabela não consta na publicação por ter menos de 80 mil habitantes.

Destaque no município para as áreas de telecomunicações, que subiu 96 posições e está em 24; qualidade da educação, que ganhou 24 pontos, indo para posição 64; segurança, avançando 89 pontos e indo a 117; capital humano, subindo 134 e alcançando posição 119 no ranking; e inserção econômica, que subiu 137 pontos.

Em relação à telecomunicações, são avaliados acessos a telefonia móvel e com 4G, acessos de banda larga e com fibra ótica. No pilar segurança, quesitos como mortalidade e morbidade nos transportes tiveram melhorias na pontuação.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior e a secretaria de Educação, Márcia Paiva, com selo Compromisso Educação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Quanto à educação, no quesito qualidade, a pontuação do Ideb nos ensinos fundamentais anos iniciais e finais, além do ensino médio, contribuíram para o bom índice.

Já no quesito ‘acesso à educação’, a avaliação observa alunos em tempo integral nos Ensinos Fundamental, Educação Infantil e Médio, Taxa de Atendimento em Educação Infantil e Taxa de Matrícula para Ensinos Fundamental e Médio.

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas) e é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

O Ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020.

#pracegover: Crianças estão em pé na sala de aula em frente à lousa (Foto: Divulgação/PMC)

Esta é a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

Entre os objetivos estão incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca dos agentes no município por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem; permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças públicas municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário; valorizar casos de sucesso, promovendo a publicização e inspiração originada pelas boas iniciativas para se aplicar em outras localidades.

Também serve com uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas; ser um sistema de incentivo e de enforcement à melhoria para os líderes públicos e a sociedade no município; possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades, de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação; além de construir e disponibilizar uma ferramenta prática de auxílio e mobilização dos atores envolvidos nos processos de formulação e implementação de políticas públicas, tornando-as efetivas e baseadas em dados e evidências.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições abertas para ‘Tenda de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades’ no 23º Festival do Camarão
Inscrições abertas para ‘Tenda de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades’ no 23º Festival do Camarão

Estão abertas as inscrições para o credenciamento exclusivo de artistas e artesãos de Caraguatatuba que queiram expor seus trabalhos na ‘Tenda de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades’ no 23º Festival do Camarão, que será realizado de 15 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro. Os interessados

Leia Mais FUNDACC Publicado em 11/05/2022
Caraguatatuba tem mutirão de vacina contra Gripe e Sarampo neste sábado
Caraguatatuba tem Dia D da Vacinação contra Gripe e Sarampo no próximo sábado nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo sábado (30), o ‘Dia D da Vacinação contra Gripe e Sarampo’ nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Poderão se vacinar contra gripe (H1N1) idosos acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses até cinco anos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/04/2022
Boxeadores de Caraguatatuba conquistam vitória e vão para final de campeonato realizado em São Paulo
Boxeadores de Caraguatatuba conquistam vitória e vão para final de campeonato realizado em São Paulo

Os boxeadores da Academia Boxe Romano, que conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, participaram no final de semana do Torneio Baltazar Solitário, realizado em São Paulo. Ao todo, quatro atletas do município participaram do evento e conquistaram vaga para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/05/2022
Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio
Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), em parceria com o Hemonúcleo de São José dos Campos, promoverá mais uma campanha de doação de sangue, no dia 13 de maio (sexta-feira), com 28 vagas disponíveis. A campanha tem objetivo de levar doadores ao Hemonúcleo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/05/2022
Aulas das modalidades esportivas de Caraguatatuba são suspensas durante Aniversário da Cidade e Tiradentes
Aulas das modalidades esportivas de Caraguatatuba são suspensas durante Aniversário da Cidade e Tiradentes

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que, excepcionalmente, nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril as aulas das modalidades esportivas do município estarão suspensas. O motivo é devido aos feriados de aniversário de 165 anos de emancipação político-administrativa da cidade, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/04/2022