Pesquisar No Site

Corrupção e delação são temas da abertura da Semana Jurídica em Caraguatatuba

IMG_5010_GG
Corrupção e delação são temas da abertura da Semana Jurídica em Caraguatatuba

Alunos e professores de Direito, advogados, juízes, promotores e policiais militares prestigiaram o primeiro dia da Semana Jurídica promovida pela Ordem dos Advogados do Brasl (OAB) – 65ª Subseção Caraguatatuba. A solenidade de abertura foi realizada segunda-feira (28/8), no Teatro Mario Covas.

Na abertura, o prefeito Aguilar Junior parabenizou os organizadores e desejou aos participantes um ótimo evento.

O presidente da OAB no município, Carlos Felipe Tobias, também agradeceu aos membros do conselho da entidade, aos gestores do encontro, voluntários e palestrantes.

Corrupção e delação são temas da abertura da Semana Jurídica em Caraguatatuba

Foto: Gustavo Grunewald/PMC

Em seguida, o jurista e idealizador do Movimento Quero um Brasil Ético, Luiz Flávio Gomes, abordou o tema: “Lava jato: ética, cidadania e novas lideranças”.

O advogado começou com dados da corrupção no mundo: “Enquanto a Dinamarca e a Nova Zelândia têm um índice de apenas 10% de corrupção, o Brasil apresenta o número altíssimo de 40%. Na minha visão o Brasil é mais do que corrupto é uma cleptocracia parasitária, com ladrões visíveis e invisíveis”.

De acordo com Gomes, a “Operação Lava-Jato”, além de revelar os políticos larápios, também revelou os que financiam os que roubam para aprovação de leis em benefício próprio, ou seja, as grandes empresas como OAS, Odebrecht, JBS, Itaú, entre várias outras divulgadas pelos meios de comunicação.

O jurista também concorda que a “Lava-Jato” foi seletiva por uma questão de sobrevivência. “A estratégia e bater em quem está no poder”. Apontou ainda que o brasileiro está de luto por decepções sucessivas: Lula, Dilma, Aécio, Temer.

“Nas últimas eleições, o ministro Gilmar Mendes concedeu mais de 50 liminares para políticos “ficha-suja” disputarem eleições. Isso não deveria acontecer”, afirmou.

O segundo palestrante da noite, o advogado criminalista e tesoureiro da OAB-SP, Ricardo Toledo, abordou o tema “Delação Premiada”.

O bacharel fez um apanhado geral das várias normas jurídicas relativas ao assunto como: a Lei 12.850/2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal; Lei 9.296/1996, que dispõe sobre a interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal; e pela Lei 8.072/1990, que dispõe sobre os crimes hediondos.

Corrupção e delação são temas da abertura da Semana Jurídica em Caraguatatuba

Foto: Gustavo Grunewald/PMC

“As delações, quando homologadas, são fontes de provas e viram um processo. Somente na sentença do juiz saberemos se a delação surtiu efeito, ou seja, qual foi a pena aplicada e os benefícios concedidos ao delator. A questão é: Vale a pena perdoar quem delata? Delatores podem falsear a verdade para se beneficiares. Quem não faria qualquer coisa para sair da prisão? E as prisões de mulheres e assessores, não são formas de forçar as delações”, provocou Toledo.

Para Toledo é necessário encontrar um caminho onde a corrupção seja minimizada e eliminada por meio de investigações legítimas e imparciais.

Nesta terça-feira (29), o vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, Leandro Sarcedo, abre os debates, às 19h, com os “Direitos e Prerrogativas”. Na sequência, às 20h, O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo discute “Ética e Advocacia”. O secretário-geral da OAB-SP, Caio Augusto dos Santos, traz o tema “Saneamento e ônus da prova no Novo Código de Processo Civil”.

A Semana Jurídica é uma iniciativa da 65ª Subseção Caraguatatuba com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Centro Universitário Módulo e Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba).

 

Programação

Terça-Feira (29/8)

19h – Leandro Sarcedo: “Direitos e Prerrogativas”

20h – Fernando Freire: “Ética e Advocacia”

21h – Caio Augusto dos Santos: “Saneamento e ônus da prova no Novo Código de Processo Civil”

Quarta-Feira (30/8)

18h – Caio Eduardo Aguirre: “Mediação: Histórico, Aspectos Gerais e Mercado Privado”

19h – José Roberto Sodero Victório: “Reforma Previdenciária”

20h – Capitão PM Marco Aurélio Ribeiro da Silva: “O Processo de Modernização na Fiscalização Ambiental no Litoral Norte e seus Desafios”

21h – Fernanda Maria Dias de Araújo Lima: “Mediação, Conciliação e Arbitragem – Impactos sobre a atuação do Poder Judiciário”

Quinta-Feira (30/8)

19h – Eli Alves da Silva “Reforma Trabalhista”

20h – Berenice Brandão Andrade “Um conflito não mediável – 23 visitas ao Oriente Médio”

Sexta-Feira (1º/9)

18h – Aliex Moreira, Gabriela Posso Pinho, Ademar Marcondes Cardia, André Luiz Batelochi: “Painel de debates sobre a defesa dos consumidores com os diretores dos Procons do Litoral Norte”

19h – Diego Selhane Pérez: “Regularização Fundiária – Lei nº 13.465/2017 e seus reflexos sobre o registro de imóveis”

20h – Fernando Peixoto de Araujo Neto: “Reforma Trabalhista”

21h – Diretor da Divisão de Regularização Fundiária, Marcos Roberto de Souza (Kinkas), chefe de Seção de Projetos e Regularização Fundiária, Silvana Caccin D’Ângelo e a procuradora jurídica Maíza Rodrigues: “Regularização Fundiária”

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Encontro de Coletivos reúne cultura meio ambiente e iniciativas comunitárias no Parque do Juqueriquerê
Encontro de Coletivos reúne cultura meio ambiente e iniciativas comunitárias no Parque do Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (22) o Encontro de Coletivos, que deve reunir cultura, meio ambiente, conhecimento e articulação comunitária. O evento será realizado das 9h às 17h e contará com a participação de coletivos socioculturais e ambientais de Caraguatatuba e região. Promovido pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 19/08/2026
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar Administrativo
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos

O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 13/08/2026
IMG-20260703-WA0047
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30

Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 02/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza repavimentação da Rua Fernando Costa no Sumaré
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza repavimentação da Rua Fernando Costa no Sumaré

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, concluiu a repavimentação da Rua Fernando Costa, no Sumaré.  A rua permaneceu interditada entre os meses de julho e agosto para a execução da obra. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana desviou o tráfego de automóveis, caminhões

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 04/09/2026
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária

Caraguatatuba celebra a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (7) com Ato Cívico e Ação Solidária na região Sul da cidade. A programação começa às 8h, no Núcleo Esportivo Municipal “Lourenço José dos Santos” (Coliseu), no Perequê-Mirim, e une civismo, valorização da identidade local e serviços e atendimentos à população.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/09/2026