Pesquisar No Site

Equipe da Sepedi participa de bate-papo sobre machismo dentro da Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Equipe da Sepedi participa de bate-papo sobre machismo dentro da Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Equipe da Sepedi participa de bate-papo sobre machismo dentro da Campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) receberam na terça-feira (30/11) a assistente social Carmem Silva Landim e os funcionários Isabella Noima Monteoliva e Danilo Cossani, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para uma conversa com o tema “Desconstruindo o Machismo”.

#PraCegoVer: Sala de reuniões na Sepedi. Servidores públicos da Sepedi e Sedesc estão sentados e conversam (Foto: Divulgação/PMC)

A ação faz parte do calendário da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Sedesc, entre os dias 25/11 a 10/12.

A servidora Isabella Monteoliva começou a palestra pontuando as atitudes machistas ao longo dos séculos contra as mulheres desde a época em que foi cunhada a palavra histeria (do grego Hystéra, que quer dizer: útero) para se referir a mulheres alteradas emocionalmente. Na antiguidade cunhou-se esse conceito torto que era o útero errante a causa dos sintomas que se apresentavam: irritações, espasmos, convulsões, palpitações e angústias.

“Hoje para dizer que uma mulher está alterada, mal humorada, diz-se que ela está com TPM (Tensão Pré-Menstrual), outra expressão machista”, afirmou Isabella.

Entre outros pontos abordados no encontro, estão questões como “homem não chora”, “homem é superior às mulheres”, a interrupção continua dos homens em relação às mulheres em conversas, debates, se eles sobem o tom na voz são seguros, fortes e corajosos, mas se são as mulheres, elas são histéricas.

Na opinião do servidor público, Lucas de Carvalho Pinto, 32 anos, o machismo é estrutural e se mostra em pequenas atitudes como comprar brinquedo ou roupas para menino e menina. “Meninos podem brincar de bonecas e meninas de bola. Menino pode usar uma camisa rosa, por exemplo. Essas atitudes, com certeza, não influenciam a homoafetividade como muitos insistem em colocar”, declarou.

Já a colega Paula Hiromi, filha de japoneses, além de atividades ditas femininas como balé clássico, jazz e sapateado, desde cedo pratica karatê. “Ouvi muito que não é um esporte feminino. Outra coisa, como faixa preta percebo que muito meninos ou homens preferem ter aula com homens do que comigo para não terem que enfrentar uma mulher com uma graduação maior que a deles”, observou.

A assistente social Camem Landim também chamou a atenção para outro dado importante: a violência doméstica.

“O número de mulheres vítimas de violência doméstica em Caraguatatuba aumentou muito, principalmente no período da pandemia. Temos que denunciar, não podemos nos calar. Para isso temos a Delegacia da Mulher (DDM), o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que acolhem e orientam as vítimas”, ressaltou.

O objetivo da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é mobilizar a população para essa realidade que ocorre diariamente com muitas mulheres, que na maioria das vezes desconhecem quais serviços devem procurar para interromper o ciclo de violência e como devem agir nestas situações.

A equipe do Sedesc convidou ainda, especialmente os servidores públicos do sexo masculino que trabalham na Sepedi, para participarem no dia 6 de dezembro, às 9h, na Fundacc, da Roda de Conversa “Desconstruindo o Machismo”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024