Pesquisar No Site
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tem promovido dinâmicas em grupo para promover integração social entre antigos e novos frequentadores do Centro Dia.

#PraCegoVer: Área interna do Ciapi. Em uma sala, cuidadoras e enfermeiras fazem dinâmica de grupo com um grupo de homens idosos e PcDs (Foto: Divulgação)
Esse equipamento atende pessoas com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, que passam a manhã e a tarde no local e recebem atenção integral, cuidados básicos e de higiene pessoal, alimentação, jogos e atividades cognitivas.
A enfermeira Ticiane Baise dos Santos explica que essas dinâmicas em grupo são importantes para que os participantes possam interagir socialmente e ativar a memória.
“Pedimos que cada um se apresente, diga o nome, cor preferida, comida preferida, o que gosta de fazer para que os demais conheçam um pouco sobre as características pessoais dos colegas”, disse.
A aposentada Lair Herculano de Santana, 80 anos, é uma das frequentadoras do Centro Dia. “Conheci muita gente frequentando o Ciapi. Gosto muito de vir para cá, porque sou muito bem acolhida e tratada. Tenho as pessoas daqui, como minha segunda família”, afirma.
Há quatro anos Gilson Lopes da Cunha, 52 anos, também frequenta o Centro Dia. “Aqui me comunico com outras pessoas e é melhor do que ficar sozinho em casa”, declara.
Podem usufruir do serviço do Centro Dia pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.
Veja Também Recentes
Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e Associação Caraguatás Ambiental (ACA) se reuniram na última quinta-feira (8/10), no Gabinete do Prefeito, para a apresentação de um estudo sobre os impactos provocados pela erosão marinha, ocupação desordenada e mudanças climáticas na dinâmica costeira
Caraguatatuba conta com 127 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 127 vagas de emprego nesta segunda-feira (21), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Prefeitura promove terceira audiência pública da LOA 2027 de Caraguatatuba nesta quarta-feira no Massaguaçu
Moradores da região Norte podem participar da terceira audiência pública descentralizada da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quarta-feira (30/9), às 19h, na Emef Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. A audiência será uma oportunidade para a população conhecer as informações sobre
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado da Padroeira do Brasil
As repartições públicas da Prefeitura de Caraguatatuba estarão com atendimento ao público suspenso na próxima segunda-feira (12/10), em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. O expediente recomeça na próxima terça-feira (13), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17