Pesquisar No Site
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tem promovido dinâmicas em grupo para promover integração social entre antigos e novos frequentadores do Centro Dia.

#PraCegoVer: Área interna do Ciapi. Em uma sala, cuidadoras e enfermeiras fazem dinâmica de grupo com um grupo de homens idosos e PcDs (Foto: Divulgação)
Esse equipamento atende pessoas com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, que passam a manhã e a tarde no local e recebem atenção integral, cuidados básicos e de higiene pessoal, alimentação, jogos e atividades cognitivas.
A enfermeira Ticiane Baise dos Santos explica que essas dinâmicas em grupo são importantes para que os participantes possam interagir socialmente e ativar a memória.
“Pedimos que cada um se apresente, diga o nome, cor preferida, comida preferida, o que gosta de fazer para que os demais conheçam um pouco sobre as características pessoais dos colegas”, disse.
A aposentada Lair Herculano de Santana, 80 anos, é uma das frequentadoras do Centro Dia. “Conheci muita gente frequentando o Ciapi. Gosto muito de vir para cá, porque sou muito bem acolhida e tratada. Tenho as pessoas daqui, como minha segunda família”, afirma.
Há quatro anos Gilson Lopes da Cunha, 52 anos, também frequenta o Centro Dia. “Aqui me comunico com outras pessoas e é melhor do que ficar sozinho em casa”, declara.
Podem usufruir do serviço do Centro Dia pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove 12ª edição do Navegar Experience com esporte lazer e contato com a natureza neste domingo
A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (28) a 12ª edição do Navegar Experience, iniciativa que oferece gratuitamente atividades esportivas, recreativas e de contemplação da natureza para participantes a partir de 10 anos. A programação convida moradores e visitantes a vivenciarem experiências únicas em diferentes pontos
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até sexta-feira (17/7), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa de curso de noções básicas de Meteorologia
A equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na terça-feira (23), o especialista em monitoramento ambiental, João dos Reis, e a meteorologista, Linda Muzareli, ambos da empresa Geopixel de São José dos Campos. Os profissionais vieram ministrar um curso de Noções Básicas de Meteorologia e sobre o Geopixel Monitor, um
Exposição de Antonio Carelli reúne grandes nomes da arte em noite de abertura no museu
Os curadores da exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” reuniram na noite de abertura, na última sexta-feira (3), amigos e artistas que acompanharam e trabalharam com o mestre durante sua permanência em Caraguatatuba; Mieko Ukeseki e Mario, de Cunha (SP), Fabio Sapede, gravador, e Carminha Sapede, encadernadora,