Pesquisar No Site
Nova diretoria do Conseg se reúne para discutir ações de segurança
Nova diretoria do Conseg se reúne para discutir ações de segurança
Membros do Conselho de Segurança da Região Sul (Conseg-Sul) de Caraguatatuba estiveram reunidos na última sexta-feira (18/08), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba. Foi a primeira reunião do Conseg-Sul depois da eleição da nova diretoria, realizada em maio, para o biênio 2017/2019.
Na pauta do encontro estavam em discussão as atividades do Conseg, os principais problemas de segurança da cidade e a necessidade de desenvolver campanhas educativas para que a população se engaje no enfrentamento dos problemas.
Participaram da reunião o vice-presidente do Conseg, Janos Majoros e o diretor do Conseg Centro/Sul, Nélson Alves Pinto. Também estiveram na reunião alunos do IFSP, a convite do professor Sidnei Ribeiro dos Santos (Ratier), que leciona no Instituto e já foi integrante do Conseg.

Foto: Márcia de Paula/PMC
Para Ratier, a participação de jovens nas reuniões do Conseg é uma forma de levar ao conhecimento da população as atividades da entidade. “Para muitos, é uma surpresa saber que existem grupos que trabalham pela segurança do município. São poucos os que sabem o que é e o que faz o Conseg”.
Informações fornecidas pela Polícia Militar e apresentadas pelos membros do Conseg apontam furtos de aparelhos celulares e bicicletas as principais questões de segurança em Caraguatatuba. “Grandes problemas são a soma de pequenos problemas e nós temos responsabilidade de resolvê-los enquanto são pequenos. Não podemos nos omitir!”, acredita Ratier.
O vice-presidente, Janos Majoros, falou sobre a importância das campanhas na conscientização da população para a necessidade de registrar boletins de ocorrência (BOs), inclusive de pequenos furtos. “Sem esses boletins de ocorrência, continuaremos sendo, para o Governo do Estado, um paraíso na terra. Somente os BOs podem dar uma ideia exata dos problemas vividos no município”.
Em Caraguatatuba, o Conseg é dividido em quatro núcleos: Norte, Centro/Norte, Centro/Sul e Sul. Os núcleos se reúnem toda segunda quarta-feira do mês, na Videoteca do Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Cândido Motta, 72, no Centro.
Veja Também Recentes
Encerramento da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda importância do cardápio para gerar lucro
A Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto foi encerrada na última terça-feira (7), com o tema “Engenharia de cardápio para potencializar o lucro” – Como desenhar um cardápio que venda mais e gere mais lucro para o Festival Gastronômico, no saguão do Teatro Mario Covas em Caraguatatuba. A capacitação
Caraguatatuba encerra campanha entre as quatro melhores do Campeonato Joseense de Futsal Feminino
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba encerrou, neste domingo (28), sua participação no Campeonato Joseense de Futsal Feminino 2026 após chegar à semifinal da competição, que reuniu 11 equipes da região. A campanha foi marcada pela regularidade. Na primeira fase, o time terminou invicto, com seis vitórias e quatro
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba reforçou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em todo o município durante o mês de junho. O objetivo da Secretaria de Serviços Públicos é combater uma das principais causas de degradação dos espaços públicos, proteger o meio ambiente, e promover mais limpeza
Caraguatatuba conquista 100% de aproveitamento na 16ª Copa Montanha Fight
Caraguatatuba teve aproveitamento de 100% na 16ª Copa Montanha Fight, realizada no último sábado (28), em Pindamonhangaba. Representado por atletas do Projeto Social Chang Thai, do bairro Jetuba, o município encerrou a participação com seis vitórias em seis lutas. Considerada um dos principais eventos de artes marciais do Vale do
CULTSP PRO: Inscrições para curso de elaboração e articulação de projetos culturais seguem até quinta-feira
O CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura está com inscrições abertas até quinta-feira (2/7) para o curso gratuito “Elaboração e Articulação de Projetos Culturais”. Em Caraguatatuba, a capacitação será realizada nos dias 25 de julho e 1º de agosto (aos sábados), das 9h às 13h e das 14h