Pesquisar No Site
Professores da rede municipal participam de capacitação sobre Comunicação Alternativa e Aumentativa na Acalento
Professores da rede municipal participam de capacitação sobre Comunicação Alternativa e Aumentativa na Acalento
As Secretarias da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e de Educação (Seduc) em parceria com a Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano (Acalento) realizaram nesta sexta-feira (22) capacitação para 26 professores das Salas de Recursos, que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, a capacitação ‘Comunicação Aumentativa e Alternativa’.

#PraCegoVer: A fonoaudióloga Tatiana Pereira e a pedagoga Camila Ribeiro estão ao lado de uma tela onde demonstram aos participantes os recursos da Comunicação Alternativa/Aumentativa (Foto: Luís Gava/PMC)
O workshop foi na sede da Acalento, no Porto Novo, ministrado pela fonoaudióloga Tatiana Pereira e pela pedagoga Camila Ribeiro que abordaram o que é Comunicação Alternativa e Aumentativa, quais pessoas podem utilizar e como usá-la nas Salas de Recursos.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Sepedi, mantém um contrato de prestação de serviços onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças da rede municipal de ensino.
No encontro foram demonstrados as aplicações do teclado inteligente (TIX), acionador ocular e piscadelas (para pessoas tetraplégicas ou com paralisia cerebral), PECs (sistema único de comunicação alternativa/aumentativa desenvolvido nos EUA), o software BoardMaker e o aplicativo Expressia, todos usados junto aos pacientes atendidos na Acalento.
A professora Bruna Letícia Santos de Oliveira, da EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, disse que essa interação entre os profissionais das salas de recursos e da Acalento é muito importante para alinhar o melhor atendimento aos alunos com deficiência das escolas municipais
“A Educação Inclusiva acertou nessa capacitação. Fico muito grata pela equipe da Acalento compartilhar o trabalho e os conhecimentos conosco. Muitos alunos fazem uso dessa tecnologia da comunicação alternativa/aumentativa e precisamos estar afinados com esses recursos”, declarou.
A colega do Cief Profª Aldolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré, Arlinda Martins, ressaltou que foi uma oportunidade de conhecer comunicação alternativa/aumentativa como uma ferramenta a mais para o aluno com necessidades educacionais especiais. “Dessa forma podemos dar continuidade aos trabalhos feitos com nossos alunos na Acalento”, destacou.
Estiveram presentes no encontro o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a fonoaudióloga responsável pelo Setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, a coordenadora do atendimento das Salas de Recursos da Educação Inclusiva, Juliane Ribeiro Almeida Fernanda Barreto, Fernanda Barretos, do setor de Educação Inclusiva e a presidente da Acalento, Zenaide Bicudo Vernizzi.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo
Nesta sexta-feira (9), das 8h30 às 11h, o bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, recebe mais um Mutirão de Limpeza de Praia. O ponto de encontro será no Quiosque 52 do Alemão. A ação integra o Projeto Tecendo as Águas – Serra, Terra e Mar, realizado pelo Instituto Supereco, com apoio
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos
As inscrições para o Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2026 registraram 313 participantes, representantes de 28 entidades esportivas, até terça-feira (15). A etapa deve contar com atletas de diferentes categorias, incluindo competidores vinculados a clubes de destaque do Estado de São Paulo. A competição está marcada para o
Eleição do Comas define representantes da sociedade civil para gestão 2026/2028
A sociedade civil já tem seus representantes definidos para a próxima gestão do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Caraguatatuba. O resultado da eleição para o biênio 2026/2028 foi publicado na terça-feira (22) no Diário Oficial do Município. A votação ocorreu na segunda-feira (21), na sede do conselho, no
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e