Pesquisar No Site

Caraguatatuba abre inscrições para a realização da 37ª Festa de Iemanjá

Publicado em: 29/09/2021
37ª Festa de Iemanjá de Caraguatatuba recebe mais de 40 casas
Caraguatatuba abre inscrições para a realização da 37ª Festa de Iemanjá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que as inscrições para as casas religiosas que queiram participar da 37ª Festa de Iemanjá serão realizadas a partir das 13h do dia 5 de outubro até às 16h do dia 15 de outubro. O evento ocorre a partir das 19h do dia 11 de dezembro, na Praia do Centro. Para fazer a inscrição e ver o regulamento é preciso acessar este link aqui.

#PraCegoVer: Imagem de Iemanjá à frente, com flores ao redor, e ao fundo é possível ver uma praça e prédios (Foto: Divulgação)

Para evitar aglomeração, a Prefeitura vai disponibilizar 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam sua homenagem. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.

Em anos anteriores a festa atraiu mais de 5 mil pessoas. Nesta edição, haverá maior espaçamento entre as tendas, todos precisam estar de máscaras e é de responsabilidade de cada casa ter álcool em gel disponível para os visitantes.Não será permitido o consumo de alimentos e fumo no espaço com a finalidade de evitar que se retire a máscara protetora.

As entidades que vierem de ônibus devem acessar o canal 156 (caraguatatuba.156.com.br), para solicitar a autorização de entrada de veículos no município, com antecedência de 10 dias úteis e não há custo para essa autorização.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, ressalta que a preocupação do prefeito Aguilar Junior é atender a comunidade religiosa e ao mesmo tempo garantir que os protocolos sanitários sejam cumpridos.

É importante destacar que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem de Iemanjá e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Também não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na faixa de areia.

História da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024