Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”

Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”
Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba representada pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, o diretor de Acessibilidade, Cristiano Paulo Silva, e a fonoaudióloga Paula Hiromi Kavadi, participou do lançamento do programa “Cidade Acessível” apresentado pelo governador João Doria, na terça-feira (21), em São Paulo.

#PraCegoVer: Integrantes da Sepedi de Caraguatatuba estão no espaço usado para o lançamento do programa (Foto: Divulgação)

O projeto prevê parcerias entre as prefeituras e o Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional, para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e a acessibilidade.

O governo paulista fará um investimento total de R$ 110 milhões no novo programa. De acordo com o governador, esse é o maior investimento já realizado no Estado, no apoio aos programas para as pessoas com deficiência.

Além do lançamento, o governo estadual homenageou os paratletas que participaram das Paralimpíadas de Tóquio.

“É importante que as políticas públicas desenvolvidas pelo nosso município estejam alinhadas ao governo do Estado para que possamos realizar trabalhos e ações que visem melhorias à qualidade de vida das pessoas com deficiência de Caraguatatuba. Nós já enviamos toda documentação necessária à participação no programa “Cidade Acessível” e aguardamos o retorno por parte do Estado”, disse Amauri Toledo.

Programa Cidade Acessível

O programa Cidade Acessível será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de São Paulo nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.

O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

As prefeituras já podem aderir ao programa, de forma a celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo. A adesão pode ser feita por meio do link: https://forms.gle/tEm67wF3K7NTb1R2A.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024