Pesquisar No Site
‘Educação e garantia de direitos’ é tema apresentado em capacitação a conselheiros tutelares em Caraguatatuba

‘Educação e garantia de direitos’ é tema apresentado em capacitação a conselheiros tutelares em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram nesta quarta-feira (1º) o segundo dia de capacitação para os conselheiros tutelares eleitos no último pleito e conselheiros suplentes. A pauta do período da manhã foi iniciada pela secretária de Educação, Márcia Paiva, que, em nome do prefeito Aguilar Junior, desejou boas-vindas aos novos conselheiros que serão empossados oficialmente no próximo dia 13.

#PraCegoVer: A supervisora municipal de ensino, Roberta Bernardini de Castro, durante capacitação aos conselheiros tutelares (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Durante sua participação a secretária apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os planos, programas e projetos de educação e as medidas para garantir igualdade de condições, acesso e permanência dos alunos na escola.
Ela também convidou os novos conselheiros e membros do CMDCA a programarem visitas em unidades escolares das diversas etapas de ensino para conhecerem e entenderem mais sobre os aspectos pedagógicos, especificidades no atendimento, programa de alimentação escolar, entre outros. A secretária concluiu sua participação colocando toda a equipe da educação municipal à disposição do colegiado.

#PraCegoVer: As representantes do setor de Educação Inclusiva, Maria Tereza Araújo e Juliane Ribeiro de Almeida, durante capacitação aos conselheiros tutelares (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Na sequência da programação, a supervisora municipal de ensino, Roberta Bernardini de Castro, apresentou informações a respeito da legislação e fluxo sobre frequência irregular, evasão escolar e abandono, bem como as obrigações dos gestores escolares seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Ainda no tema da educação municipal, as representantes do setor de Educação Inclusiva, Maria Tereza Araújo e Juliane Ribeiro de Almeida, apresentaram informações sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a estrutura dos CRIES e o fluxo de atendimento e encaminhamento de demandas.
A presidente do CMDCA, Cintia Alves, reforçou a importância deste momento de capacitação, que tem como objetivo apresentar o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e estreitar as relações com a rede.
A capacitação segue até amanhã (2) e contará com apresentação de todos os atores da rede de atendimento.
A posse dos conselheiros tutelares eleitos no último pleito será realizada no dia 13 de setembro.
Veja Também Recentes

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do