Pesquisar No Site
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Caraguatatuba continua com a Campanha ‘Agosto Lilás’, visando à divulgação da Lei Maria da Penha (nº 11.340), que prevê cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Qualquer uma delas é considerada violação dos direitos e deve ser denunciada.

#PraCegoVer: Arte da campanha, com fundo lilás e escrito bem grande: NÃO SE CALE! (Foto: Arte/PMC)
A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Patrícia Casanova Crivochein, explica que é de extrema importância que as mulheres tenham conhecimento sobre as várias formas de violência. “Muitas vítimas só procuram ajuda quando há agressão física. A lei reconhece todos os outros tipos, que também geram consequências graves para as mulheres”, conta.
A violência física é reconhecida como qualquer ato que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como espancamento, lançamento de objetos, estrangulamento, lesões com objetos cortantes, ferimentos por queimaduras ou armas de fogo e tortura.
Violência psicológica é aquela que não é vista, mas deixa marcas no emocional, como menosprezo, diminuição da autoestima da mulher, controle, constrangimento, humilhação, perseguição, ameaça e omissão de fatos para deixar a mulher em dúvida sobre sua sanidade, entre outros, que prejudique a saúde emocional da mulher.
Quanto à violência sexual é considerado qualquer ato mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força como estupro, obrigação de atos sexuais que causem desconforto ou repulsa, impedimento de uso de métodos contraceptivos ou forçar o aborto, obrigar casamento, gravidez ou prostituição, limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.
A violência patrimonial é desconhecida por muitas mulheres, mas também ocorre com frequência. É a conduta de reter, tirar ou destruir objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, direitos ou recursos econômicos. Normalmente são atitudes como controlar dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, furto, estelionato, danos propositais a objetos dos quais ela goste.
Por fim, a violência moral, que são as condutas como calúnia, difamação ou injúria. Onde o agressor acusa a mulher de traição, faz críticas mentirosas, expõe a vida da vítima, rebaixa a mulher sobre sua índole, desvaloriza a mulher pelo modo de vestir e qualquer ato que denigra sua reputação.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Serviço:
– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM
Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)
Telefone: 3883-9908
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h
– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM
Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Telefone: 3882-3242
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: 3886-2960
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Veja Também Recentes
Lei dos cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba tem nova audiência no Legislativo na segunda-feira
A segunda audiência pública do projeto de lei complementar que altera parcialmente a LC nº 93/2022 (que dispõe sobre a concessão e normatização dos serviços funerários no âmbito do Município de Caraguatatuba e dá outras providências) será na próxima segunda-feira (13/4), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no
Caraguá Run 2026: veja benefícios e dicas para prova do próximo domingo
Nos últimos anos o número de praticantes da corrida de rua aumentou consideravelmente. A modalidade se popularizou entre os brasileiros com um aumento recorde de 85% em 2025, com mais de 5,3 mil provas oficiais realizadas, comparado a 2,8 mil em 2024, segundo dados da Associação dos Organizadores de Corrida de
Caraguatatuba recebe programação cultural do Circuito Sesc de Artes 2026 neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (11/4), das 16h às 20h, na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026, com diversas atrações artísticas gratuitas para o público de todas as idades. Neste ano, o programa chega à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º aniversário do
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,
Palestra sobre Reforma Tributária dentro do Programa Fature Mais reúne meio empresarial de Caraguatatuba
Mais de 80 microempresários individuais (MEI), representantes de microempresas e de empresas de pequeno porte participarem do lançamento do programa Fature Mais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae SP e da palestra Reforma Tributária: Principais mudanças, impactos e como utilizar a Inteligência artificial para