Pesquisar No Site

Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!

Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!

Caraguatatuba continua com a Campanha ‘Agosto Lilás’, visando à divulgação da Lei Maria da Penha (nº 11.340), que prevê cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Qualquer uma delas é considerada violação dos direitos e deve ser denunciada.

#PraCegoVer: Arte da campanha, com fundo lilás e escrito bem grande: NÃO SE CALE! (Foto: Arte/PMC)

A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Patrícia Casanova Crivochein, explica que é de extrema importância que as mulheres tenham conhecimento sobre as várias formas de violência. “Muitas vítimas só procuram ajuda quando há agressão física. A lei reconhece todos os outros tipos, que também geram consequências graves para as mulheres”, conta.

A violência física é reconhecida como qualquer ato que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como espancamento, lançamento de objetos, estrangulamento, lesões com objetos cortantes, ferimentos por queimaduras ou armas de fogo e tortura.

Violência psicológica é aquela que não é vista, mas deixa marcas no emocional, como menosprezo, diminuição da autoestima da mulher, controle, constrangimento, humilhação, perseguição, ameaça e omissão de fatos para deixar a mulher em dúvida sobre sua sanidade, entre outros, que prejudique a saúde emocional da mulher.

Quanto à violência sexual é considerado qualquer ato mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força como estupro, obrigação de atos sexuais que causem desconforto ou repulsa, impedimento de uso de métodos contraceptivos ou forçar o aborto, obrigar casamento, gravidez ou prostituição, limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

A violência patrimonial é desconhecida por muitas mulheres, mas também ocorre com frequência. É a conduta de reter, tirar ou destruir objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, direitos ou recursos econômicos. Normalmente são atitudes como controlar dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, furto, estelionato, danos propositais a objetos dos quais ela goste.

Por fim, a violência moral, que são as condutas como calúnia, difamação ou injúria. Onde o agressor acusa a mulher de traição, faz críticas mentirosas, expõe a vida da vítima, rebaixa a mulher sobre sua índole, desvaloriza a mulher pelo modo de vestir e qualquer ato que denigra sua reputação.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Serviço:

– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM

Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM

Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas

Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2960

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Troca de sistema interrompe atendimento no Paço de Caraguatatuba nesta sexta e segunda-feira (7 e 10/1)
Troca de sistema interrompe atendimento no Paço de Caraguatatuba nesta sexta e segunda-feira (7 e 10/1)

Caraguatatuba, não haverá atendimento ao público nas próximas sexta e segunda-feira (7 e 10/1) em diversos setores do Paço Municipal, no centro. O expediente interno de trabalho nas repartições continua normalmente. O atual programa de gestão funcionará normalmente até às 18h desta quinta-feira (6), ficando indisponível a partir desse horário.

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 05/01/2022
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida
Prefeitura orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia e o que fazer se achar criança perdida

As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão do final do ano. Inúmeras famílias vêm passar as férias e a atenção com a criançada deve ser redobrada. Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 28/12/2021
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba adiou todas as apresentações que seriam realizadas no Teatro Mario Covas (TMC) durante o mês de janeiro. O adiamento dos espetáculos ocorreu levando em consideração o aumento expressivo dos números de casos de Covid-19 dos últimos 10 dias no município, além

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/01/2022
Corrida de Rua de Caraguatatuba encerra ano esportivo da cidade
Corrida de Rua de Caraguatatuba encerra ano esportivo da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promoveu neste sábado (18), a Corrida de Rua de Caraguatatuba, na Praça de Eventos do Porto Novo. O evento contou com mais de 300 atletas inscritos, que doaram 2 kg de feijão cada, destinados ao Fundo Social de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/12/2021
Confira os serviços da Prefeitura de Caraguatatuba de plantão no final do ano
Confira os serviços da Prefeitura de Caraguatatuba de plantão no final do ano

A Prefeitura de Caraguatatuba não vai ter expediente nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/12) em razão da véspera de Ano Novo e da compensação da folga de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas (15, 16 e 17/2) de 2021, suspensa pelo prefeito Aguilar Junior em decorrência dos altos índices de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/12/2021