Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA
Prefeitura de Caraguatatuba faz entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou nesta terça-feira (10), solenidade de entrega das quatro primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

#PraCegoVer: A diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, entrega a CIPTEA a Thomás Nardi Gomes (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A Ciptea é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Oliveira de Souza, Cristian Bota, que foi baseada na Lei Federal 13.977/2020 conhecida como lei “Romeo Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

No evento, o prefeito Aguilar Junior, o vereador, Christian Bota, o secretário da Sepedi, Amauri Toledo e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos, fizeram a entrega aos beneficiários Pedro Abel, 7 anos, Matheus Duran Campelo Silva, 18 anos, Thomás Nardi Gomes, 16 anos, e Gabriel Mora Passos, 25 anos, que estavam acompanhados de familiares.

“Parabenizo o vereador Christian Bota pela iniciativa e sensibilidade em instituir a Ciptea no município. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas com transtorno do espectro autistas e seus familiares se sintam acolhidos”, disse Aguilar Junior.

Para Christian Bota, essa atitude vai impactar diretamente e beneficiar as famílias das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Nosso próximo passo será levar ao conhecimento dos comerciantes e empresários da cidade a Lei 2.558/2021, para que esta seja praticada e respeitada nos estabelecimentos”, destacou.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, disse que outras 32 carteiras já foram solicitadas e estão sendo confeccionadas para entrega. “Hoje é um dia muito especial para nós. Nosso objetivo é construir uma Caraguatatuba mais inclusiva e, nessa missão, contamos com o apoio importante do Executivo e do Legislativo”, afirmou.

A Ciptea pode ser solicitada por meio da Central 156, pelo aplicativo ou número telefônico.

Caso as pessoas tenham qualquer dificuldade em solicitar a carteira via 156, podem agendar atendimento na Sepedi, das 9h às 16h, pelo telefone (12) 3886-3059.

Importante destacar que a Sepedi entra em contato para informar a data e horário em que a Ciptea pode ser retirada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024