Pesquisar No Site
Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência

Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência
Caraguatatuba possui, desde 2017, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que atende e acolhe mulheres em situação de violência.

Fachada do prédio do CIAM (Foto: Arquivo/PMC)
Os casos chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda direto no local.
Atualmente, o CIAM acompanha 146 casos. Destes, 107 são mulheres na faixa etária de 30 a 59 anos; 35 de 18 a 29 anos; três de 60 a 64 anos e um de 65 a 69 anos.
Segundo o CIAM, a violência física lidera os casos com 68 registros; seguido da violência psicológica com 49 atendimentos, cinco de violência sexual e três de violência patrimonial. Os outros 21 casos são de mulheres que sofreram mais de um tipo de violência.
Dos 146 casos, 71 foram cometidos pelo próprio cônjuge da vítima; 63 o autor do crime foi o ex-companheiro; oito por um conhecido; dois pelo pai; um pelo filho e um pelo irmão.
O levantamento do CIAM também mostra que a maioria dos casos é de moradores do bairro Perequê-Mirim (18) e Pegorelli (12), região sul da cidade, e do Rio do Ouro (10), na região central.
O trabalho do CIAM consiste em fortalecer essas mulheres e promover seu empoderamento, por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida. A vítima receberá atendimento com assistente social, psicóloga e orientação jurídica, quando houver necessidade.
A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, faz um alerta: “é importante observar alguns sinais indicativos da violência como excesso de controle, desvalorização, chute, soco, enfim, são inúmeros sinais que devem acender uma luz de alerta. Prevenir é sempre o melhor, portanto, saiba seus direitos, não permita nenhum tipo de controle ou violência e, em caso de qualquer crime, procure as autoridades. Denuncie e prossiga até o final para que o agressor seja punido”, reforça a delegada.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Serviço:
– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM
Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)
Telefone: 3883-9908
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h
– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM
Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Telefone: 3882-3242
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: 3886-2960
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Veja Também Recentes

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal