Pesquisar No Site

Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência

Destaques
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência

Caraguatatuba possui, desde 2017, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que atende e acolhe mulheres em situação de violência.

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) atende vítimas de violência em Caraguatatuba

Fachada do prédio do CIAM (Foto: Arquivo/PMC)

Os casos chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda direto no local.

Atualmente, o CIAM acompanha 146 casos. Destes, 107 são mulheres na faixa etária de 30 a 59 anos; 35 de 18 a 29 anos; três de 60 a 64 anos e um de 65 a 69 anos.

Segundo o CIAM, a violência física lidera os casos com 68 registros; seguido da violência psicológica com 49 atendimentos, cinco de violência sexual e três de violência patrimonial. Os outros 21 casos são de mulheres que sofreram mais de um tipo de violência.

Dos 146 casos, 71 foram cometidos pelo próprio cônjuge da vítima; 63 o autor do crime foi o ex-companheiro; oito por um conhecido; dois pelo pai; um pelo filho e um pelo irmão.

O levantamento do CIAM também mostra que a maioria dos casos é de moradores do bairro Perequê-Mirim (18) e Pegorelli (12), região sul da cidade, e do Rio do Ouro (10), na região central.

O trabalho do CIAM consiste em fortalecer essas mulheres e promover seu empoderamento, por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida. A vítima receberá atendimento com assistente social, psicóloga e orientação jurídica, quando houver necessidade.

A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, faz um alerta: “é importante observar alguns sinais indicativos da violência como excesso de controle, desvalorização, chute, soco, enfim, são inúmeros sinais que devem acender uma luz de alerta. Prevenir é sempre o melhor, portanto, saiba seus direitos, não permita nenhum tipo de controle ou violência e, em caso de qualquer crime, procure as autoridades. Denuncie e prossiga até o final para que o agressor seja punido”, reforça a delegada.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Serviço:

– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM

Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM

Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas

Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2960

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começa Alistamento Militar para jovens de Caraguatatuba nascidos em 2004
Começa Alistamento Militar para jovens de Caraguatatuba nascidos em 2004

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2004, devem se alistar no Serviço Militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a fazer o

Leia Mais Gabinete do Prefeito Publicado em 13/01/2022
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta

A partir da desta quinta-feira (13), o atendimento ao público do Sebrae Aqui de Caraguatatuba será realizado, temporariamente, na Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo. A Sala do Empreendedor foi transferida para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda, na última

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 13/01/2022
Futevôlei de Caraguatatuba é campeão em competição na cidade de Taubaté
Futevôlei de Caraguatatuba é campeão em competição na cidade de Taubaté

Os atletas de Futevôlei de Caraguatatuba conquistaram, mais uma vez, o lugar mais alto do pódio na cidade de Taubaté, durante o Circuito Só Tapas, realizado no Arena M’areia. Coxinha, de Caraguatatuba, e Ray, de São José dos Campos, foram os grandes vencedores da competição. O atleta do município conta

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 21/12/2021
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o balanço dos serviços realizados durante o mês de dezembro em parceria com a empresa Electra, responsável pela Operação Tapa Buracos e outras melhorias de zeladoria no município. Foram utilizadas 34 toneladas de massa asfáltica CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e 17 toneladas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2022
Caraguatatuba divulga programação natalina com direito a luzes, novas árvores, apresentações musicais e ponto de selfie
Caraguatatuba divulga programação natalina com direito a luzes, novas árvores, apresentações musicais e ponto de selfie

A magia do Natal ganha as ruas de Caraguatatuba com a iluminação das árvores nas rotatórias do município, decoração no Coreto, na Praça Dr. Cândido Mota, além de muitas outras novidades como a colocação de duas novas árvores que irão embelezar o Centro e o Mirante do Camaroeiro. As árvores

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/12/2021