Pesquisar No Site

Projeto Giralua para Crianças apresenta temporada ‘Contação de Histórias’

Publicado em: 09/08/2021
Projeto Giralua para Crianças apresenta temporada ‘Contação de Histórias’
Projeto Giralua para Crianças apresenta temporada ‘Contação de Histórias’

O Projeto Giralua para Crianças, da Cia. Giralua Teatro, apresenta a temporada Contação de Histórias, de 10 a 17 de agosto, às 15h, pelo canal da Cia no YouTube (youtube.com/c/GiraluaTeatro)  e no Facebook (@ciagiralua).

#PraCegoVer: Membros da Cia Giralua Teatro (Foto: Divulgação)

Ao todo, o repertório conta com oito apresentações voltadas ao público infantojuvenil, que foram gravadas na sede da companhia em Bertioga, no Vórtice Espaço Giralua de Artes.

De acordo com os integrantes da Cia., seu repertório é voltado às histórias tradicionais por acreditarem que essas narrativas têm muitas qualidades. “Os contos tradicionais protegem e advertem ao mesmo tempo em que ajudam as crianças a elaborarem consciência sobre os perigos e boas ações. As histórias divertem, aconselham e ensinam uma leitura do mundo”, disseram.

Para o grupo, as narrativas orais incentivam o surgimento das imagens e cada um pode ter a sua. O que essas histórias dizem para cada um? Não há uma interpretação universal. São expressões nascidas, criadas anonimamente, e são tantas e plurais. Com estas premissas, a pesquisa da Giralua encontra expressividade através da linguagem cênica, da oralidade.

Sobre o Projeto Giralua

O Projeto Giralua foi premiado pelo Edital ProAC Expresso LAB 52/2020 – Eixo Premiação Infantojuvenil do Estado de São Paulo, e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A produção artística é da Giralua Teatro, produção executiva  Arte&Efeito, e apoio cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC).

Confira abaixo a programação:

  • Dia 10/8 (terça-feira) às 15h – Odin, Thor e Loki (Mitologia Nórdica)

Sinopse: A Contação abordará narrativas sobre como Odin tornou-se símbolo de bravura, suas criações e sacrifícios para tornar-se um grande sábio e dominar os poderes da magia, com relatos de aventuras de Thor, o deus do trovão, e de Loki, o trapaceiro.

  • Dia 11/8 (quarta-feira) às 15h – Bichos da Mata do Sem Fim (Contos de origem africana)

Sinopse: Uma coletânea de pequenas narrativas sobre a esperteza e desventuras dos bichos na mata. Onça, macaco, veado, jabuti e até a caipora realizam disputas e acertos em divertidas invenções.

  • Dia 12/8 (quinta-feira) às 15h – O Cesto da Avó (Conto Tradicional Russo)

Sinopse: Isabel e Miguel têm uma madrasta que não conta histórias e nem lhes dá nenhum beijo. Certo dia, a malvada querendo se livrar dos pequenos os manda para a floresta encontrar a Baba Yaga. Sorte das crianças terem uma avó sábia para dar bons conselhos.

  • Dia 13/8 (sexta-feira) às 15h – Ciclo das Princesas Sapas (Conto de Fada Europa e Brasil)

Sinopse: São narrativas de origens Européia, e recontadas no Brasil, que apresentam histórias sobre a princesa, ou a rainha, figura encantada em rã ou jia que provoca uma série de maravilhosas ações para chegar ao desencantamento.

  • Dia 14/8 (sábado) às 15h – A Princesa e o Gigante (Conto de Encantamento Brasil)

Sinopse: Uma bela história, onde todos se ajudam mutuamente, as irmãs, os cunhados, o irmão, em encontros e esperanças com seres da terra, do ar e da água para derrotar o gigante.

  • Dia 15/8 (domingo) às 15h – Saladinha de Histórias (Contos literários)

Sinopse: Duas narrativas se combinam numa salada bem saborosa de histórias sobre alimentos e amizade: Os Bolinhos de Arroz do Japão e, Quem vai ficar com o pêssego?

  • Dia 16/8 (segunda-feira) às 15h – Sereias e Tritões (Lendas universais)

Sinopse: Serão narradas lendas incríveis sobre os seres fantásticos que vivem no fundo do mar e também nos rios da Amazônia brasileira, como: tritões, sereias, nereidas, e até o boto.

  • Dia 17/8 (terça-feira) às 15h – O Camaleão Encantado (Reconto Estórias de Luzia Tereza)

Sinopse: Das narrativas de Luzia Tereza, esta história conta sobre um camaleão encantado que casou com a filha do fazendeiro. Como desencantar o ser antropozoomorfizado (características atribuída a seres metade homem metade animal) é o desafio da corajosa jovem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor

A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23). O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024