Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Acalento inicia campanha
Prefeitura de Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

Hoje, 9 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia, instituído pela Lei 12.067/2009 com o objetivo de difundir essa importante modalidade terapêutica.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Prefeito Aguilar Junior e o secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo, e a presidente da Acalento, Zenaide Vernizzi, posam para foto com as equipes de profissionais da Acalento e da Sepedi. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A confiança, autonomia e respeito são valores difundidos com a técnica.

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), promove a Semana da Equoterapia com diversas atividades.

A Prefeitura mantém um contrato de prestação de serviços, onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Saúde.

#PraCegoVer: Sede da Acalento. Um instrutor de cavalos puxa o animal, montado por um menino. Duas técnicas acompanham a criança, uma de cada lado, no trajeto, no picadeiro. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Na abertura do evento, na sede da Acalento, nesta segunda-feira (9), o prefeito Aguilar Junior fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade.

“Sou suspeito para falar desse trabalho porque adoro lidar com cavalos. A Equoterapia realmente é uma interação que traz uma vivência e experiências únicas. Tenho certeza que cada praticante da rede municipal que chega aqui, tem uma diferença substancial na vida. Uma evolução física e emocional extraordinárias”, declarou Aguilar Junior.

O secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, acrescentou que, futuramente, a parceria deve ser ampliada. “Nosso objetivo é sempre oferecer maior qualidade no atendimento às crianças, encaminhadas à Equoterapia pela Sepedi”, disse.

A presidente da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, ressaltou que a missão da Acalento é principalmente humanitária, além de científica.

“A Equoterapia é apenas uma parte do trabalho realizado na Acalento. Ela desenvolve a percepção, os sentidos e a afetividade das crianças. Também, concomitantemente, temos um trabalho holístico e multidisciplinar que envolve profissionais da área de pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas e suas famílias”, ressaltou.

Princípios da Equoterapia

O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais e está indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Para se trabalhar com equoterapia é necessário, no mínimo, um profissional de cada área (equitação, saúde e educação) podendo ser: instrutor de equitação, psicólogo e fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Outros profissionais também podem fazer parte da equipe como fonoaudiólogo, pedagogo e educador físico.

De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), a equipe multidisciplinar é indispensável no trabalho, pois, o ser humano é global e o principal desafio é considerar o paciente como um todo, não como um órgão lesado; ou uma patologia definida, a ser tratada por determinado profissional.

Cada um dentro da sua especialidade dá a sua parcela de contribuição para o sucesso desse recurso terapêutico.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024