Pesquisar No Site

Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

Destaques
Cinco pessoas em situação de rua são recolocadas no mercado de trabalho após atendimento especializado da Prefeitura
Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

O serviço de acolhimento provisório para população adulta em situação de rua continua sendo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. A ação iniciou no dia 28 de julho e cerca de 90 pessoas já foram abordadas.

#PraCegoVer: Homem segurando seus pertences indo em direção a van (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Até o momento, o abrigo conta com 15 pessoas em acolhimento. O serviço de abordagem foi intensificado devido à época de frio intenso e, assim, proporcionar a segurança da saúde deste público, em um local adequado para convivência.

No abrigo é realizado um trabalho de convencimento para que esta população saia da condição de vulnerabilidade e busque pela mudança de vida. As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador têm trabalhado ativamente com diversos serviços.

Das quase 90 pessoas abordadas, 33 foram vacinadas contra Covid-19, 32 fizeram registro no Cadastro Único para obter benefícios sociais, sete Carteiras de Trabalho foram confeccionadas, oito currículos elaborados, 19 pessoas fizeram foto 3×4 para ter direito aos documentos pessoais e 14 passaram pela ação de corte de cabelo, com apoio de um grupo de cabeleireiras voluntárias.

Também foi feito trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, sendo 11 pessoas com retorno à cidade de origem. Além de 22 encaminhamentos para instituições de tratamento de álcool e drogas. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Outro atendimento que a Prefeitura tem se dedicado é a reinserção no mercado de trabalho. O PAT tem feito um trabalho de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego. Atualmente uma pessoa foi empregada na cidade.

O prefeito Aguilar agradece ao comerciante ‘Marquinhos’ do restaurante Kintal pela oportunidade ofertada. “Além do acolhimento, conseguimos reinserir algumas pessoas na sociedade, o que me enche de esperança. Uma porta aberta, às vezes é tudo o que uma pessoa precisa para recomeçar a sua vida. A atitude do Marquinhos tem que ser levada como exemplo”, disse.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba ainda conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas. Foram repassadas 1.200 peças para as pessoas acolhidas, desde o início da ação.

As doações podem ser realizadas na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, atendimento das 8h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024