Pesquisar No Site

Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

Destaques
Cinco pessoas em situação de rua são recolocadas no mercado de trabalho após atendimento especializado da Prefeitura
Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

O serviço de acolhimento provisório para população adulta em situação de rua continua sendo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. A ação iniciou no dia 28 de julho e cerca de 90 pessoas já foram abordadas.

#PraCegoVer: Homem segurando seus pertences indo em direção a van (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Até o momento, o abrigo conta com 15 pessoas em acolhimento. O serviço de abordagem foi intensificado devido à época de frio intenso e, assim, proporcionar a segurança da saúde deste público, em um local adequado para convivência.

No abrigo é realizado um trabalho de convencimento para que esta população saia da condição de vulnerabilidade e busque pela mudança de vida. As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador têm trabalhado ativamente com diversos serviços.

Das quase 90 pessoas abordadas, 33 foram vacinadas contra Covid-19, 32 fizeram registro no Cadastro Único para obter benefícios sociais, sete Carteiras de Trabalho foram confeccionadas, oito currículos elaborados, 19 pessoas fizeram foto 3×4 para ter direito aos documentos pessoais e 14 passaram pela ação de corte de cabelo, com apoio de um grupo de cabeleireiras voluntárias.

Também foi feito trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, sendo 11 pessoas com retorno à cidade de origem. Além de 22 encaminhamentos para instituições de tratamento de álcool e drogas. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Outro atendimento que a Prefeitura tem se dedicado é a reinserção no mercado de trabalho. O PAT tem feito um trabalho de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego. Atualmente uma pessoa foi empregada na cidade.

O prefeito Aguilar agradece ao comerciante ‘Marquinhos’ do restaurante Kintal pela oportunidade ofertada. “Além do acolhimento, conseguimos reinserir algumas pessoas na sociedade, o que me enche de esperança. Uma porta aberta, às vezes é tudo o que uma pessoa precisa para recomeçar a sua vida. A atitude do Marquinhos tem que ser levada como exemplo”, disse.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba ainda conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas. Foram repassadas 1.200 peças para as pessoas acolhidas, desde o início da ação.

As doações podem ser realizadas na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, atendimento das 8h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações contra perturbação de sossego nesta temporada
Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações contra perturbação de sossego nesta temporada

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Urbanismo, tem reforçado as ações de fiscalização contra a perturbação de sossego nesta temporada de verão. As equipes têm atendido as ocorrências que dão entrada pela Central 156 (aplicativo e site). Na última quinta-feira (13) notificaram um bar e um parque de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 14/01/2022
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas intensas até domingo no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas para a região do Litoral Norte desta quarta-feira (29) até domingo (2/1). Há previsão para acumulados de 120 mm nesse período para a região. O alerta aponta a importância de se ter atenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/12/2021
Prefeitura de Caraguatatuba autoriza início das obras da Praça Esportiva e de Lazer do Perequê-Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba autoriza início das obras da Praça Esportiva e de Lazer do Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, assinou na última semana a ordem de serviço para a construção da Praça Esportiva e de Lazer no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. As obras serão executadas pela empresa JB Construções e Empreendimentos EIRELI e têm prazo

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 21/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 132 vagas de emprego nesta segunda-feira (03)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 132 oportunidades de emprego. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, seis vagas para Corretor de Imóveis e cinco vagas para Garçom. Então dá para começar o ano de 2022 com emprego formal. O PAT destaca que agora

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 03/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba tiveram bastante trabalho nos dois dias que antecederam a Virada de 2021 para 2022. Foram localizadas 14 barracas de camping nas praias entre o Centro e o Camaroeiro e mais nove debaixo da tenda da Praça da Cultura. Todas foram desmontadas. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/01/2022