Pesquisar No Site

Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

Destaques
Cinco pessoas em situação de rua são recolocadas no mercado de trabalho após atendimento especializado da Prefeitura
Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua

O serviço de acolhimento provisório para população adulta em situação de rua continua sendo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. A ação iniciou no dia 28 de julho e cerca de 90 pessoas já foram abordadas.

#PraCegoVer: Homem segurando seus pertences indo em direção a van (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Até o momento, o abrigo conta com 15 pessoas em acolhimento. O serviço de abordagem foi intensificado devido à época de frio intenso e, assim, proporcionar a segurança da saúde deste público, em um local adequado para convivência.

No abrigo é realizado um trabalho de convencimento para que esta população saia da condição de vulnerabilidade e busque pela mudança de vida. As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador têm trabalhado ativamente com diversos serviços.

Das quase 90 pessoas abordadas, 33 foram vacinadas contra Covid-19, 32 fizeram registro no Cadastro Único para obter benefícios sociais, sete Carteiras de Trabalho foram confeccionadas, oito currículos elaborados, 19 pessoas fizeram foto 3×4 para ter direito aos documentos pessoais e 14 passaram pela ação de corte de cabelo, com apoio de um grupo de cabeleireiras voluntárias.

Também foi feito trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, sendo 11 pessoas com retorno à cidade de origem. Além de 22 encaminhamentos para instituições de tratamento de álcool e drogas. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Outro atendimento que a Prefeitura tem se dedicado é a reinserção no mercado de trabalho. O PAT tem feito um trabalho de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego. Atualmente uma pessoa foi empregada na cidade.

O prefeito Aguilar agradece ao comerciante ‘Marquinhos’ do restaurante Kintal pela oportunidade ofertada. “Além do acolhimento, conseguimos reinserir algumas pessoas na sociedade, o que me enche de esperança. Uma porta aberta, às vezes é tudo o que uma pessoa precisa para recomeçar a sua vida. A atitude do Marquinhos tem que ser levada como exemplo”, disse.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba ainda conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas. Foram repassadas 1.200 peças para as pessoas acolhidas, desde o início da ação.

As doações podem ser realizadas na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, atendimento das 8h às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O coletivo teatral Esparrama apresenta seu espetáculo FIM? Na próxima quarta-feira (13/3,) no Teatro Mario Covas, às 14h. Às 15h tem oficina Esparramação com o público. A direção é de Iarlei Rangel, a entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024