Pesquisar No Site

Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Destaques
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Caraguatatuba inicia neste mês a campanha “Agosto Lilás”. Ela foi criada com objetivo de divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 2006), que completa 15 anos dia 7 de agosto, como uma ferramenta de ampla divulgação sobre a necessidade pelo fim da violência contra a mulher, os serviços especializados de atendimento a este público e os meios de denúncia.

Antes de falar sobre a violência, é importante dar destaque sobre a prevenção. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos do parceiro que já caracterizam um relacionamento abusivo.

Um relacionamento abusivo pode ser notado com diversas atitudes que não são saudáveis e, em muitos casos, as mulheres acreditam que são cuidados ou excesso de amor.

Se frases como essas: “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Me deixa ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras, essas soam de forma positiva, é melhor redobrar a atenção.

Quando essas situações se tornam corriqueiras, é o momento de analisar e ver que o relacionamento não está bom antes que ocorra a agressão. Nesse primeiro momento, o agressor se mostra tenso e irritado por coisas insignificantes, chegando a ter acessos de raiva. Ele também humilha a vítima, faz ameaças e destrói objetos.

A vítima chega a negar que isso está acontecendo com ela e, muitas vezes, releva por achar que é apenas um dia ruim. Mas a verdade é que essas situações apenas pioram com o tempo.

Apoio

Caraguatatuba possui uma rede de proteção que acolhe essas mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), presta atendimento às mulheres vítimas de violência. O processo de acolhimento é realizado em duas etapas: avaliação e acompanhamento.

Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido, junto com a mulher, as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.

Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.

Denúncias

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Ele pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Ações

Diferente de outros anos, devido à pandemia da Covid, a Prefeitura de Caraguatatuba promove em suas redes sociais diversas ações que estarão disponíveis na página do facebook, como enquete, divulgação de meios de denúncia, informações sobre os tipos de violência, entre outros.

Na noite desta terça-feira (3) será aberta uma enquete na página: facebook.com/prefeituradecaraguatatuba sobre diferentes situações vividas por mulheres. A participação é anônima e muito importante para o mapeamento do município.

Serviço:

– CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Golfinhos completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O equipamento foi um diferencial aos moradores da região que antes necessitavam se deslocar até a unidade do Morro do Algodão. Neste período, a unidade já realizou 135.656 atendimentos e conta com duas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024