Pesquisar No Site

Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Destaques
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Caraguatatuba inicia neste mês a campanha “Agosto Lilás”. Ela foi criada com objetivo de divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 2006), que completa 15 anos dia 7 de agosto, como uma ferramenta de ampla divulgação sobre a necessidade pelo fim da violência contra a mulher, os serviços especializados de atendimento a este público e os meios de denúncia.

Antes de falar sobre a violência, é importante dar destaque sobre a prevenção. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos do parceiro que já caracterizam um relacionamento abusivo.

Um relacionamento abusivo pode ser notado com diversas atitudes que não são saudáveis e, em muitos casos, as mulheres acreditam que são cuidados ou excesso de amor.

Se frases como essas: “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Me deixa ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras, essas soam de forma positiva, é melhor redobrar a atenção.

Quando essas situações se tornam corriqueiras, é o momento de analisar e ver que o relacionamento não está bom antes que ocorra a agressão. Nesse primeiro momento, o agressor se mostra tenso e irritado por coisas insignificantes, chegando a ter acessos de raiva. Ele também humilha a vítima, faz ameaças e destrói objetos.

A vítima chega a negar que isso está acontecendo com ela e, muitas vezes, releva por achar que é apenas um dia ruim. Mas a verdade é que essas situações apenas pioram com o tempo.

Apoio

Caraguatatuba possui uma rede de proteção que acolhe essas mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), presta atendimento às mulheres vítimas de violência. O processo de acolhimento é realizado em duas etapas: avaliação e acompanhamento.

Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido, junto com a mulher, as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.

Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.

Denúncias

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Ele pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Ações

Diferente de outros anos, devido à pandemia da Covid, a Prefeitura de Caraguatatuba promove em suas redes sociais diversas ações que estarão disponíveis na página do facebook, como enquete, divulgação de meios de denúncia, informações sobre os tipos de violência, entre outros.

Na noite desta terça-feira (3) será aberta uma enquete na página: facebook.com/prefeituradecaraguatatuba sobre diferentes situações vividas por mulheres. A participação é anônima e muito importante para o mapeamento do município.

Serviço:

– CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira (18), em São José dos Campos, da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 17) que representa 39 municípios. O evento contou com a presença do governador

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações

Esta sexta-feira (15) é lembrada como Dia do Consumidor no Brasil. Para marcar a data, o Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Procon-SP, reuniu diversos representantes de estabelecimentos no auditório da Fundacc para falar sobre fiscalização e como evitar infrações. No encontro, a coordenadora do Procon do Núcleo

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 15/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024