Pesquisar No Site
‘Pés Saudáveis’: Caraguatatuba oferece teste e exame para avaliar sensibilidade dos pés de pacientes diabéticos

‘Pés Saudáveis’: Caraguatatuba oferece teste e exame para avaliar sensibilidade dos pés de pacientes diabéticos
O ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba promove uma ação para avaliar a sensibilidade dos pés de pacientes com diabetes.

#PraCegoVer: Imagem mostra os pés de uma paciente durante a avaliação (Foto: Luís Gava/PMC)
A ação faz parte do programa ‘Pés Saudáveis’ do ambulatório. O objetivo é sensibilizar as pessoas e reforçar que elas precisam ter o auto cuidado e fazer uma avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.
O ambulatório, que trata de toda e qualquer ferida, recebe pacientes que são diabéticos. Eles representam cerca de 70% dos atendimentos e muitos pacientes chegam amputados ou estão prestes a amputar um membro. Na maioria das vezes é o pé.
Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos. A enfermeira e coordenadora do ambulatório, Isa Carla Zanarino, ressalta que o ambulatório também ira realizar o teste em pessoas que possuem a doença há menos tempo, entre quatro e cinco anos, por exemplo.
Ela explica que “todas são atendidas, mas quando elas já têm mais de 10 anos com a doença é muito provável que tenham desenvolvido a neuropatia diabética, uma das complicações da diabetes e faz com que o pé fique insensível”.
No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.
Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve a amputação.
A coordenadora reforça que todo e qualquer paciente diabético há mais de 10 anos, ou menos, pode fazer os teste e o exame.
Os interessados podem procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste. Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário o agendamento. O resultado dos exames sai na hora, e mesmo que a insensibilidade não seja constatada, o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.
Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A