Pesquisar No Site
Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras responsável pelo desenvolvimento do prato “Hambúrguer Maria Eugênia” – Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky (Imagem: Reprodução/PMC)
É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Educação, conta com o setor de Alimentação Escolar, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.
O cardápio escolar, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos, é também um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional.
O desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo vencido com muita criatividade em nosso município. Através da iniciativa da equipe de cozinheiras do CEI/EMEI Profª Mª Eugenia A. Chodounsky, no bairro Casa Branca, uma nova opção de refeição será incorporada ao cardápio da rede municipal, a partir do 2º semestre.

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras replicando a receita do Hambúrguer Maria Eugênia. (Imagem: Reprodução/PMC)
A receita de um hambúrguer caseiro de frango, que foi batizada com o nome “Hambúrguer Maria Eugênia”. A proposta da equipe de cozinheiras escolares foi elaborada com itens que já fazem parte do cardápio, todos aliados aos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A equipe técnica do setor de Alimentação Escolar avaliou a viabilidade do prato considerando a forma e tempo de preparo, informações nutricionais e quanto ao principal: a aceitação dos alunos.
Os testes de aceitabilidade foram realizados entre junho e o início de julho nas unidades Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky; Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e na Emef Profª Mª Ap. de Carvalho. A metodologia aplicada nesses testes é chamada de escala hedônica (popularmente conhecida como escala de carinhas), que pode ser verbal e facial. Ela analisa aspectos sensoriais e interpreta reações percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.
O resultado foi um sucesso! O Hambúrguer Maria Eugênia foi amplamente aceito pelos alunos e passa a compor o cardápio da rede municipal de ensino, já no segundo semestre letivo.
Além do frango, que é fonte de proteína, os demais ingredientes utilizados na preparação, são ricos em vitamina A e fibras, entre outros nutrientes. O Hambúrguer Maria Eugênia foi servido assado e acompanhado de arroz, feijão, salada e sobremesa.

#PraCegoVer: Prato completo com o Hambúrguer Maria Eugênia e acompanhamentos. (Imagem: Reprodução/PMC)
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou a proatividade e enfatizou a importância das cozinheiras escolares. “O papel dessas profissionais vai além do preparo. Elas são as pessoas que manipulam os alimentos e executam o trabalho final de uma ampla cadeia de ações. A montagem do prato, por exemplo, pode parecer algo simples, mas é fundamental e pode influenciar na aceitação dos estudantes”, disse.
As cozinheiras escolares passam por capacitações quanto às boas práticas de manipulação de alimentos. Durante o período de recesso escolar, toda a equipe será treinada para reciclagem e atualização de conhecimentos.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba prioriza a aquisição dos gêneros alimentícios de hortifruti em âmbito local, fomentando a agricultura familiar e empreendedores familiares rurais.
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre