Pesquisar No Site

Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

Publicado em: 06/07/2021
Destaques
Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio
Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras responsável pelo desenvolvimento do prato “Hambúrguer Maria Eugênia” – Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky (Imagem: Reprodução/PMC)

É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Educação, conta com o setor de Alimentação Escolar, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

O cardápio escolar, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos, é também um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional.

O desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo vencido com muita criatividade em nosso município. Através da iniciativa da equipe de cozinheiras do CEI/EMEI Profª Mª Eugenia A. Chodounsky, no bairro Casa Branca, uma nova opção de refeição será incorporada ao cardápio da rede municipal, a partir do 2º semestre.

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras replicando a receita do Hambúrguer Maria Eugênia. (Imagem: Reprodução/PMC)

A receita de um hambúrguer caseiro de frango, que foi batizada com o nome “Hambúrguer Maria Eugênia”. A proposta da equipe de cozinheiras escolares foi elaborada com itens que já fazem parte do cardápio, todos aliados aos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A equipe técnica do setor de Alimentação Escolar avaliou a viabilidade do prato considerando a forma e tempo de preparo, informações nutricionais e quanto ao principal: a aceitação dos alunos.

Os testes de aceitabilidade foram realizados entre junho e o início de julho nas unidades Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky; Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e na Emef Profª Mª Ap. de Carvalho. A metodologia aplicada nesses testes é chamada de escala hedônica (popularmente conhecida como escala de carinhas), que pode ser verbal e facial. Ela analisa aspectos sensoriais e interpreta reações percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.

O resultado foi um sucesso! O Hambúrguer Maria Eugênia foi amplamente aceito pelos alunos e passa a compor o cardápio da rede municipal de ensino, já no segundo semestre letivo.

Além do frango, que é fonte de proteína, os demais ingredientes utilizados na preparação, são ricos em vitamina A e fibras, entre outros nutrientes. O Hambúrguer Maria Eugênia foi servido assado e acompanhado de arroz, feijão, salada e sobremesa.

#PraCegoVer: Prato completo com o Hambúrguer Maria Eugênia e acompanhamentos. (Imagem: Reprodução/PMC)

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou a proatividade e enfatizou a importância das cozinheiras escolares. “O papel dessas profissionais vai além do preparo. Elas são as pessoas que manipulam os alimentos e executam o trabalho final de uma ampla cadeia de ações. A montagem do prato, por exemplo, pode parecer algo simples, mas é fundamental e pode influenciar na aceitação dos estudantes”, disse.

As cozinheiras escolares passam por capacitações quanto às boas práticas de manipulação de alimentos. Durante o período de recesso escolar, toda a equipe será treinada para reciclagem e atualização de conhecimentos.

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba prioriza a aquisição dos gêneros alimentícios de hortifruti em âmbito local, fomentando a agricultura familiar e empreendedores familiares rurais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Leilão online de 96 lotes do MarVerde II da Prefeitura de Caraguatatuba será na próxima semana
Leilão online de 96 lotes do MarVerde II da Prefeitura de Caraguatatuba será na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba leiloará 96 terrenos do loteamento MarVerde II na próxima quinta-feira (21/10) às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/. Pessoas físicas e jurídicas podem arrematar lotes para uso residencial com o valor inicial de R$ 69.120, nas Quadras 6, 17 e 18 do bairro, próximo à Praia da Mococa

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 15/10/2021
Equipe de Caraguatatuba domina Campeonato Brasileiro de Águas Abertas
Equipe de Caraguatatuba domina Campeonato Brasileiro de Águas Abertas

A equipe de natação de Caraguatatuba participou do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, em São Bernardo do Campo, chegando ao pódio 10 vezes em diversas categorias. Ao todo, Caraguatatuba foi campeã em duas categorias, vice-campeã em outras três e ainda conquistou a terceira colocação cinco vezes. Confira a classificação geral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/10/2021
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba

Caraguatatuba agora conta com um Centro de Reabilitação Psiquiátrico para atender pacientes em situação de urgência e emergência. Ele está instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e foi entregue na manhã do último domingo (4). Participaram da entrega o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Saúde Gustavo Boher

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/10/2021
Teatro Mário Covas recebe espetáculo infantil 'Crocodilo embaixo da cama'
Teatro Mário Covas recebe espetáculo infantil ‘Crocodilo embaixo da cama’

Fechando o mês das crianças, o Teatro Mário Covas de Caraguatatuba recebe no próximo sábado (24), às 16h, o espetáculo infantil ‘Crocodilo embaixo da cama’, com apresentação da Companhia de Danças de Diadema. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 15h. A peça tem duração de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/10/2021
Com muita emoção, MMA Tour Internacional entra para história de Caraguatatuba
Com muita emoção, MMA Tour Internacional entra para história de Caraguatatuba

O MMA Brazil Tour Internacional marcou a noite de sábado (16/10) em Caraguatatuba. O evento, que teve emoção do começo ao fim, entrou para história da cidade por ter auxiliado na retomada econômica e contribuído com 736 pacotes de 500g de leite em pó, que serão destinadas a entidades carentes

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/10/2021