Pesquisar No Site

Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

Publicado em: 06/07/2021
Destaques
Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio
Alimentação Escolar: Caraguatatuba conta com talento e criatividade das cozinheiras escolares para inovar cardápio

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras responsável pelo desenvolvimento do prato “Hambúrguer Maria Eugênia” – Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky (Imagem: Reprodução/PMC)

É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Educação, conta com o setor de Alimentação Escolar, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

O cardápio escolar, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos, é também um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional.

O desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo vencido com muita criatividade em nosso município. Através da iniciativa da equipe de cozinheiras do CEI/EMEI Profª Mª Eugenia A. Chodounsky, no bairro Casa Branca, uma nova opção de refeição será incorporada ao cardápio da rede municipal, a partir do 2º semestre.

#PraCegoVer: Equipe de cozinheiras replicando a receita do Hambúrguer Maria Eugênia. (Imagem: Reprodução/PMC)

A receita de um hambúrguer caseiro de frango, que foi batizada com o nome “Hambúrguer Maria Eugênia”. A proposta da equipe de cozinheiras escolares foi elaborada com itens que já fazem parte do cardápio, todos aliados aos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A equipe técnica do setor de Alimentação Escolar avaliou a viabilidade do prato considerando a forma e tempo de preparo, informações nutricionais e quanto ao principal: a aceitação dos alunos.

Os testes de aceitabilidade foram realizados entre junho e o início de julho nas unidades Cei/Emei Profª Mª Eugenia A. Chodounsky; Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e na Emef Profª Mª Ap. de Carvalho. A metodologia aplicada nesses testes é chamada de escala hedônica (popularmente conhecida como escala de carinhas), que pode ser verbal e facial. Ela analisa aspectos sensoriais e interpreta reações percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.

O resultado foi um sucesso! O Hambúrguer Maria Eugênia foi amplamente aceito pelos alunos e passa a compor o cardápio da rede municipal de ensino, já no segundo semestre letivo.

Além do frango, que é fonte de proteína, os demais ingredientes utilizados na preparação, são ricos em vitamina A e fibras, entre outros nutrientes. O Hambúrguer Maria Eugênia foi servido assado e acompanhado de arroz, feijão, salada e sobremesa.

#PraCegoVer: Prato completo com o Hambúrguer Maria Eugênia e acompanhamentos. (Imagem: Reprodução/PMC)

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou a proatividade e enfatizou a importância das cozinheiras escolares. “O papel dessas profissionais vai além do preparo. Elas são as pessoas que manipulam os alimentos e executam o trabalho final de uma ampla cadeia de ações. A montagem do prato, por exemplo, pode parecer algo simples, mas é fundamental e pode influenciar na aceitação dos estudantes”, disse.

As cozinheiras escolares passam por capacitações quanto às boas práticas de manipulação de alimentos. Durante o período de recesso escolar, toda a equipe será treinada para reciclagem e atualização de conhecimentos.

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba prioriza a aquisição dos gêneros alimentícios de hortifruti em âmbito local, fomentando a agricultura familiar e empreendedores familiares rurais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024