Pesquisar No Site
Homenagem: movimento entrega ‘tsurus’ para profissionais da Saúde de Caraguatatuba
Homenagem: movimento entrega ‘tsurus’ para profissionais da Saúde de Caraguatatuba
A equipe da vigilância epidemiológica de Caraguatatuba, representando a Secretaria de Saúde, recebeu na segunda-feira (28) uma homenagem em agradecimento pelo trabalhado realizado durante a pandemia da covid-19.

#PraCegoVer: Vaso com os mil ‘tsurus’ em cima de uma mesa. Os origamis foram confeccionados em diversas cores (Foto: Divulgação/PMC)
O setor é encarregado de monitorar o avanço da doença no município. Além disso, a vigilância também é a responsável pela vacinação da população contra essa e outras doenças.
A homenagem foi feita pelo “Movimento Tsuru, a Esperança” que presenteou a equipe com um vaso contendo mil ‘tsurus’, que é um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa.
Além da vigilância epidemiológica, também receberam a homenagem os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Regional do Litoral Norte.
No Japão, a figura do ‘tsuru’ (pássaro sagrado) é o mais presente nos objetos de arte e uma das mais reproduzidas no origami. Ele representa longevidade, prosperidade e paz.
Cássia de Regina, representante do movimento em Caraguatatuba, relatou que a entrega dos mil ‘tsurus’ “é uma forma de emanar energias boas para os profissionais que estão dedicando seu tempo para combater a doença, e também para os doentes”.
Ainda de acordo com Cássia, os profissionais foram presenteados com a energia que é colocada em cada dobra do origami. “O ato de presentear representa a nossa cordialidade”, explicou.
O “Movimento Tsuru, a Esperança” possui mais de 70 integrantes e já confeccionou cerca de 70 mil origamis. O movimento foi idealizado na cidade de São Paulo e entregou os ‘tsurus’ em várias cidades do estado.
A coordenadora da vigilância epidemiológica, Helienne Santos, que recebeu o vaso com os origamis, se emocionou e disse que “receber a homenagem é gratificante porque mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado. Trabalho esse que por diversas vezes é cansativo, mas que vale a pena”.
Helienne disse também que os ‘tsurus’ irão ganhar um “cantinho especial” na sala da vigilância para que o local e os profissionais recebam as energias boas e positivas que o mesmo é capaz de proporcionar.
Veja Também Recentes
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No
Atletas de Caraguatatuba conquistam 31 medalhas no Summer Kids de Jiu-Jitsu em Ubatuba
A equipe de Jiu-Jitsu da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba brilhou no Summer Kids Ubatuba, realizado no domingo (19), ao conquistar 31 medalhas na competição que reuniu 385 atletas de diversas cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, no Ginásio de Esportes Tubão. Caraguatatuba foi representada
Espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É” leva reflexão sobre sustentabilidade a alunos da rede municipal em Caraguatatuba
Olhinhos atentos e concentração redobrada. Os alunos do ensino fundamental 1 e 2 da EMEI/EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, tiveram um dia diferente e de muito aprendizado na terça-feira (7). Os estudantes acompanharam o espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É”, que leva uma reflexão sobre
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada