Pesquisar No Site
Agentes do CCZ realizam segunda avaliação de densidade larvária do ano; ação vai até o dia 30 de junho

Agentes do CCZ realizam segunda avaliação de densidade larvária do ano; ação vai até o dia 30 de junho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio dos agentes da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início no dia 1º de junho mais uma avaliação de densidade larvária (ADL) no município.
Ao todo, 2.582 imóveis, distribuídos por toda a cidade, receberão a visita de um dos agentes. A avaliação se estende até o dia 30 deste mês.

#PraCegoVer: A imagem mostra uma agente do CCZ fazendo vistoria na área de serviço de uma residência. Ela está próxima ao tanque e segura uma prancheta e caneta. A agente também faz o uso de máscara de proteção (Foto: Luís Gava/PMC)
Esta já é a segunda ADL de 2021. Na primeira, realizada em abril, o município obteve o resultado de 1,7%. Com esse nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é preciso manter o estado de alerta.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
A ADL é fundamental para que os agentes do controle da dengue do CCZ definam estratégias que contribuam com o combate à doença. Com o resultado em mãos, eles irão criar ações específicas para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
O biólogo do CCZ Ricardo Fernandes ressaltou que, além das estratégias e ações promovidas pelos agentes, “a população também deve fazer a sua parte no combate à dengue”. Ele também lembrou a importância do “morador realizar vistorias semanais em sua residência” para a verificação de possíveis criadouros que contribuam para a proliferação do mosquito.
Cronograma de visitas da semana:
De 14 a 18/6 – Porto Novo, Martim de Sá e Massaguçu;
De 21 a 25/6 – Gaivotas, Tinga e Centro.
As visitas acontecem durante os dias da semana, das 8h às 14h.
Casos de dengue em 2021 – Segundo a Secretaria de Saúde, Caraguatatuba registrou, até esta terça-feira (15), dos 445 casos notificados, 34 são positivos para dengue. Outros 132 ainda aguardam resultado.
Veja Também Recentes

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro