Pesquisar No Site

Vacinação: Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado

Publicado em: 07/05/2021
Destaques
Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado
Vacinação: Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, começa a cadastrar os novos públicos aptos a receberem a vacina contra a Covid-19 na próxima semana, de acordo com o calendário do Governo do Estado.

Os próximos grupos a receberem a vacina contra o coronavírus são: pessoas com síndrome de down, pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados, grávidas e puérperas com comorbidade acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente (que receba o BPC) de 55 a 59 anos e pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos.

Em Caraguatatuba, as pessoas enquadradas nos grupos apontados acima, serão vacinadas em pontos diferentes da cidade, com o objetivo de evitar aglomerações.

Além disso, continua na próxima semana a vacinação de idosos acima de 60 anos, agendados pelo aplicativo 156 – Vacina Caraguá.

Síndrome de Down – receberão a vacina no próximo dia 12 (quarta-feira), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no bairro Indaiá, região central de Caraguatatuba. Eles devem ir direto ao local.

Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) – a clínica na qual o munícipe recebe o tratamento será responsável em aplicar a vacina.

Transplantados e imunossuprimidos – os de 18 até 59 anos serão vacinados em suas casas, pela Unidade Básica de referência, que entrará em contato com o paciente para marcar o dia e horário da imunização.

Grávidas e Puérperas – as grávidas e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, serão vacinadas no Pró-Mulher (Centro de Referência à Saúde da Mulher), no bairro Sumaré. Elas devem ir ao local no próximo dia 11 (terça-feira).

De acordo com o Governo do Estado, as gestantes com comorbidades poderão receber a vacina em qualquer momento da gravidez, desde que apresente o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. As puérperas só estarão aptas a receber o imunizante com até 45 dias após o parto.

O Estado informa também que será necessário comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ ou pré-natal ou laudo médico) e no caso das puérperas, precisarão apresentar certidão de nascimento da criança.

Pessoas com Deficiência Permanente (BPC) e Comorbidade – serão agendados através do aplicativo Vacina Caraguá (156 Caraguatatuba). Neste momento, as pessoas destes dois grupos precisam ter entre 55 a 59 anos, conforme determinação do Governo do Estado.

As pessoas com comorbidade têm que apresentar no ato da vacinação o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios médicos ou prescrição. O mesmo vale para as pessoas com Deficiência Permanente (BPC), no qual será necessário apresentar o Benefício de Prestação Continuada.

O Ministério da Saúde define como comorbidades, as seguintes doenças: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta e dos grandes vasos, fistolas arteriovenosas, arritmia cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular e renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Segunda dose

A Prefeitura de Caraguatatuba não recebeu ainda as vacinas de segunda dose da COVID-19, para quem tem mais de 67 anos.

O Governo do Estado, responsável pelo envio das doses, ainda não deu previsão da chegada das vacinas.

A Secretaria de Saúde aguarda a chegada das doses para iniciar o agendamento.

Vacina Caraguá

É muito importante que toda a população faça o cadastro no Vacina Caraguá, através do aplicativo 156 Caraguatatuba, para o agendamento quando forem abertos os novos grupos.

A cidade ainda possui um déficit de doses, já que elas são enviados pelo Governo do Estado com número bem abaixo do necessário.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo Municipal informa retorno da linha de ônibus 302 – Tabatinga Direto na próxima segunda-feira
Governo Municipal informa retorno da linha de ônibus 302 – Tabatinga Direto na próxima segunda-feira

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba informa que a linha 302 – Tabatinga Direto volta a ser novamente disponibilizada aos usuários do transporte público. A empresa concessionária do Transporte Público Sancetur – Santa Cecília de Turismo Ltda. (Sou Caraguá) retornará a operação da linha 302

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/08/2025
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais

Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/08/2025
Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado

O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2025
Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 21/07/2025
Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado

O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/07/2025