Pesquisar No Site
Com resultado da ADL acima de 1%, Caraguatatuba está em estado de alerta para infestação de dengue

Com resultado da ADL acima de 1%, Caraguatatuba está em estado de alerta para infestação de dengue
A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), obteve o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, realizada no mês passado pelos agentes de controle da dengue.

#PraCegoVer: Agentes de zoonoses fazem vistorias em uma casa. Uma delas segura a prancheta nas mãos e faz o boletim. A outra conversa com uma moradora (Foto: Divulgação/PMC)
O resultado apontou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é de 1,7%, que indica um estado de alerta. Ao todo, foram visitados 2.155 imóveis.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
Segundo o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, o nível de infestação no Jetuba, região norte, foi o que mais chamou a atenção das equipes. Nesse bairro a ADL chegou a 3,06%. “Diante desse quadro, iremos concentrar e as atividades de combate visitando casa por casa desse local”.
Além do Jetuba, o CCZ realiza ações e atividade de combate à dengue com a nebulização no Casa Branca e bloqueio mecânico, que inclui a eliminação de criadouros do mosquito, no Massaguaçu. Ambos os bairros estão localizados na região norte de Caraguatatuba.
Para Ricardo, toda a população pode e deve fazer a sua parte para combater a dengue. “As pessoas podem fazer vistorias semanais em seus imóveis para eliminar os criadouros; isso contribui para o nosso trabalho”.
Outra ferramenta no combate à dengue é o ‘156 Caraguatatuba’. Ricardo explicou que através dele “o morador poderá fazer denúncias de locais que tenham possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba registrou, até esta quinta-feira (6), 17 casos confirmados de dengue.
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,