Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu

Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado no dia 3 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) de Caraguatatuba, inicia projeto de arborização urbana, na praça do bairro Massaguaçu, onde fica instalado o Ecoponto.

#PraCegoVer: Quatro pessoas na praça fazem plantio de mudas (Foto: Claudio Gomes/PMC)
A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é realizar ações de educação ambiental em comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, e da preservação do meio ambiente.
Nesta segunda-feira (3), serão plantadas 10 mudas das espécies: Pau-Brasil, Ipê (roxo e amarelo), Manacá da Serra e Abiu. O projeto prevê o plantio de 60 mudas até sexta-feira (7).
Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, “o projeto de arborização urbana tem objetivo de aumentar a área verde e a cobertura vegetal do município. As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, oriundas de compensação ambiental”, destacou.
“As árvores desempenham relevante melhoria da qualidade de vida da população. É importante que esse plantio seja preservado pela comunidade local. Algumas mudas são de árvores frutíferas, proporcionando aos moradores, o consumo dos frutos no pé. Contamos com a consciência de todos para que conservem este trabalho”, acrescentou a secretária.
O morador do bairro, José Benedito Belarmino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e reforçou “Deus nos dá a natureza para preservar, então precisamos que cada um faça sua parte, para mantê-la sempre linda”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba possui o Plano de Arborização Urbana, que objetiva aumentar a cobertura verde da cidade, dentro dos programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
No site da Prefeitura é possível baixar a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://issuu.com/prefeituradecaraguatatuba/docs/arborizacao_urbana_cartilha_2018.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,

Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Caraguatatuba divulga contatos via WhatsApp
O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) de Caraguatatuba, e demais setores integrantes, disponibiliza canais de atendimento pelo WhatsApp para esclarecimento de dúvidas sobre consultas, cancelamentos e orientações específicas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exclusivamente por mensagem de texto. Importante ressaltar que chamadas

Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada
A campanha descentralizada de vacinação contra a gripe (Influenza), realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré, em vários pontos da região central de Caraguatatuba, resultou na aplicação de 3.342 doses da vacina, entre os dias 23 de maio a 7 de junho. Foram 1.105 doses aplicadas durante a

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é