Pesquisar No Site
Captura de abelhas volta a ser principal ocorrência atendida pela Defesa Civil em março

Captura de abelhas volta a ser principal ocorrência atendida pela Defesa Civil em março
A captura de abelhas voltou a ser a principal ocorrência atendida pelas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba no mês de março. Ela também ficou no ranking no mês de fevereiro. Em 31 dias foram registradas 58 ocorrências, sendo 26 com abelhas, sete com marimbondos e uma com vespas.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil está com roupa protetora para a captura de abelha e no alto de uma roda gigante (Foto: Divulgação/PMC)
Os outros registros foram de nove quedas de árvores, quatro vistorias no geral e uma de deslizamentos, além de 10 checagens feitas após recebimento de demanda via Canal 156.
O agente da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, que tem curso de apicultor, explica que neste período mais quente a incidência é realmente maior com abelhas porque elas têm mais flores para coletarem a seiva, levarem para a colmeia e se movimentam mais.
“Paralelamente, a população também usa esse período de calor para fazer reformas em casa e acaba por encontrar mais colmeias”, esclarece.
Neste caso, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 que a equipe vai até o local para fazer a remoção. Isso ocorre porque no Brasil as abelhas das espécies europeias e africanas foram introduzidas, mas são mais nocivas e agressivas. “Por isso a orientação é não tentar fazer a remoção sozinho”, alerta Medeiros.
Ele ainda explica que a rainha coloca uma media de 1.500 a 2 mil ovos por dia para manter as operárias trabalhando nas colmeias, até porque o ciclo de vida delas é de 45 dias entre o nascimento e a morte.
O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, explica que a meta é atuar sempre com a captura e não o extermínio.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas