Pesquisar No Site
Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia

Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia
A equipe de força-tarefa criada para combater os chamados fluxos/rolezinhos já realizou 1.830 abordagens a menores encontrados nesses ‘eventos’. Ela tem representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas) e Vigilância Sanitária e desse total, 101 foram encaminhados para o Conselho Tutelar (CT), sendo que oito estão em atendimento, quatro são reincidentes e um o órgão entrou com representação contra os genitores.

#PraCegoVer: Integrantes da força-tarefa reunidos para fazer avaliação (Foto: Divulgação/PMC)
Os dados foram apresentados durante reunião de avaliação da Força-Tarefa criada em julho de 2020 que envolve, além dos órgãos protetivos da criança e adolescente, a Prefeitura de Caraguatatuba (Secretarias da Fazenda, Urbanismo, Assuntos Jurídicos, Saúde (Vigilância Sanitária) , Desenvolvimento Social e Cidadania (Creas), Comunicação e Defesa Civil, o Ministério Público e as Polícias Civil Militar.
Na avaliação dos integrantes a partir de agora as ações serão mais contundentes, principalmente no que se refere à reincidência dos jovens abordados em situação de risco, embriagues grave, ingestão de bebidas ou consumo de drogas na presença dos pais e responsáveis por ‘festinhas’ com os jovens nessas situações de perigo.
“O menor identificado nessas situações será encaminhado para uma unidade de saúde e esse documento vai servir para responsabilizar os pais ou responsáveis nas esferas cível e criminal”, destaca a Promotora da Criança e do Adolescente, Regiane Heil, representante do Ministério Público.
A delegada de Caraguatatuba, Junia Macedo, destaca que esses responsáveis podem responder por organização criminosa. “A participação de todos no processo é importante, desde a identificação de quem vende bebida alcoólica para menores a quem incentiva o consumo”.
Presidente do CMDCA, Cintia Fernandes Alves, reforça a necessidade do trabalho desenvolvido, principalmente nos finais de semana que visa proteger o jovem antes mesmo de ele entrar nos fluxos. “É um trabalho árduo porque a maioria fala que está se divertindo, é acobertada por maiores e não entende que está em risco”.
Com o objetivo de reduzir ainda mais os fluxos/rolezinhos, as fiscalizações do Comércio e Postura vão recolher equipamentos de som portáteis e a Vigilância Sanitária vai autuar e até interditar bares e adegas que não cumprem com as determinações e protocolos sanitários.
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério Público vão solicitar a participação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) para compor as equipes durante as fiscalizações e antes de se formarem as aglomerações.
Veja Também Recentes

Estudantes devem fazer o recadastramento do transporte universitário para 2º semestre
A Secretaria Municipal de Educação informa aos estudantes que estão cadastrados no 1º semestre de 2025, no Transporte Universitário, com destino às Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 2º semestre, no período de 1º a 15 de julho, por meio

Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza segundo plantão do Refis no próximo sábado
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza o segundo plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 136/2025) no próximo sábado (28/6), das 8h30 às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. O primeiro plantão de adesão ao benefício registrou a

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Eleição dos membros da sociedade civil organizada do COMSEA é nesta sexta-feira
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba promove a eleição de seus representantes para o biênio 2025/2027 nesta sexta-feira (6), das 8h às 17h, na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Senador Feijó, nº 165, no bairro Jardim Aruan. Podem votar cidadãos residentes em

Filme “Caçadores” será lançado na próxima segunda em Caraguatatuba
Com o título “Caçadores” e enredo de terror e suspense, o filme estreia na próxima segunda-feira (30/6) na Videoteca Lúcio Braun, às 18h30. A direção é assinada por Alexandre Manz, Edward Betti e Nélson Araújo. A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita. O filme foi produzido