Pesquisar No Site
Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia
Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia
A equipe de força-tarefa criada para combater os chamados fluxos/rolezinhos já realizou 1.830 abordagens a menores encontrados nesses ‘eventos’. Ela tem representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas) e Vigilância Sanitária e desse total, 101 foram encaminhados para o Conselho Tutelar (CT), sendo que oito estão em atendimento, quatro são reincidentes e um o órgão entrou com representação contra os genitores.

#PraCegoVer: Integrantes da força-tarefa reunidos para fazer avaliação (Foto: Divulgação/PMC)
Os dados foram apresentados durante reunião de avaliação da Força-Tarefa criada em julho de 2020 que envolve, além dos órgãos protetivos da criança e adolescente, a Prefeitura de Caraguatatuba (Secretarias da Fazenda, Urbanismo, Assuntos Jurídicos, Saúde (Vigilância Sanitária) , Desenvolvimento Social e Cidadania (Creas), Comunicação e Defesa Civil, o Ministério Público e as Polícias Civil Militar.
Na avaliação dos integrantes a partir de agora as ações serão mais contundentes, principalmente no que se refere à reincidência dos jovens abordados em situação de risco, embriagues grave, ingestão de bebidas ou consumo de drogas na presença dos pais e responsáveis por ‘festinhas’ com os jovens nessas situações de perigo.
“O menor identificado nessas situações será encaminhado para uma unidade de saúde e esse documento vai servir para responsabilizar os pais ou responsáveis nas esferas cível e criminal”, destaca a Promotora da Criança e do Adolescente, Regiane Heil, representante do Ministério Público.
A delegada de Caraguatatuba, Junia Macedo, destaca que esses responsáveis podem responder por organização criminosa. “A participação de todos no processo é importante, desde a identificação de quem vende bebida alcoólica para menores a quem incentiva o consumo”.
Presidente do CMDCA, Cintia Fernandes Alves, reforça a necessidade do trabalho desenvolvido, principalmente nos finais de semana que visa proteger o jovem antes mesmo de ele entrar nos fluxos. “É um trabalho árduo porque a maioria fala que está se divertindo, é acobertada por maiores e não entende que está em risco”.
Com o objetivo de reduzir ainda mais os fluxos/rolezinhos, as fiscalizações do Comércio e Postura vão recolher equipamentos de som portáteis e a Vigilância Sanitária vai autuar e até interditar bares e adegas que não cumprem com as determinações e protocolos sanitários.
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério Público vão solicitar a participação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) para compor as equipes durante as fiscalizações e antes de se formarem as aglomerações.
Veja Também Recentes
Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (17/6), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Com tema “Esporte é Direito”, Caraguatatuba tem programação especial no Dia do Desafio nesta quarta-feira
Movimentar o corpo, ocupar os espaços públicos e incentivar hábitos mais saudáveis. Com essa proposta, Caraguatatuba participa nesta quarta-feira (27), da edição 2026 do Dia do Desafio, campanha internacional voltada à promoção da atividade física e da qualidade de vida. Ao longo do dia, a cidade terá uma programação aberta
10ª Festa Junina Forró de Todos celebra uma década de tradição e cultura popular neste sábado em Caraguatatuba
O Coletivo Forró de Todos realiza neste sábado (27/6), das 14h às 23h, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, a sua 10ª Festa Junina, reunindo música, dança, gastronomia e manifestações culturais típicas em uma grande celebração aberta ao público. A festividade, que tem entrada gratuita, comemora uma década
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida