Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba conclui revitalização da trilha da Pedra da Freira e agiliza a do Jacaré

Prefeitura de Caraguatatuba conclui revitalização da trilha da Pedra da Freira e agiliza a do Jacaré
Prefeitura de Caraguatatuba conclui revitalização da trilha da Pedra da Freira e agiliza a do Jacaré

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, estima que até antes do Natal a revitalização da trilha da Pedra da Freira (Praia do Garcez), na região central, será entregue.

#PraCegoVer: Obra sendo realizada ao longo da trilha que sai da Prainha até a Pedra do Jacaré. Dois homens aparecem na construção (Foto: Divulgação/PMC)

O serviço de escadaria dos cerca de 100 degraus já foi concluído e agora e agora os funcionários da construtora iniciaram a colocação do corrimão e dos bancos para que os visitantes possam apreciar a paisagem.

Já o término da obra de revitalização da trilha de acesso à Pedra do Jacaré (Prainha) deve levar um pouco mais de tempo devido à complexidade do terreno para a execução do serviço.

De acordo com a Secretaria de Obras, os degraus estão sendo construídos em diversos pontos e  desafio maior é levar o material de construção para o trecho. Haverá também uma ponte suspenso em uma área, assim como serão colocados bancos de concreto.

Essas obras são executadas por  meio de um convênio da Prefeitura com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), da Secretaria de Turismo do Estado. O investimento é de cerca de R$ 634 mil.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, a revitalização contempla outras benfeitorias como calçadas, passarelas em concreto e mirante no percurso, visando o acesso mais seguro de munícipes e turistas ao local.

Os dois locais são classificados como pontos turísticos de Caraguatatuba, muito antigos, e visitados anualmente por milhares de turistas e mesmo moradores locais que desfrutam da calmaria das praias e ao mesmo tempo da aventura para se chegar neles.

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, explica que a iniciativa para fazer a reurbanização é porque, mesmo sendo muito frequentados, eles eram perigosos. As trilhas antigas eram de barro batido com escadas escavadas na terra, minas d´águas ao longo do caminho. “Com as obras vamos levar mais seguranças para os frequentadores”.

Portal de entrada

Outra obra de envergadura turísticas considerada importante para Caraguatatuba é a construção do portal de entrada da cidade, que será  implantado no bairro Jaraguazinho, no trecho da Rodovia dos Tamoios.

A obra também é fruto de convênio com o DADE e o valor é de R$ 1.266.556,85. A empresa que executa o serviço é a Ecovale Construções. As peças estão sendo montada na sede da construtora e depois de prontas serão enviadas para Caraguatatuba para a montagem final.

Antes de ser enviado ao DADE, o projeto teve a sua aprovação por parte dos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A estrutura contempla uma construção em aço revestido.

O convênio com o Estado foi assinado em dezembro de 2019 e o prazo previsto para a conclusão é de 12 meses. Caraguatatuba tem investido no turismo para a geração de emprego e renda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana

A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 06/10/2026
Espetáculo musical “O Tempo Não Para” da Casa da Criança Beija-Flor movimenta público no Teatro Mario Covas
Espetáculo musical “O Tempo Não Para” da Casa da Criança Beija-Flor movimenta público no Teatro Mario Covas

A Casa da Criança de Caraguatatuba, “Casa Beija-Flor”, realizou, na noite de terça-feira (20), o espetáculo musical “O Tempo Não Para”, no Teatro Mario Covas. A apresentação reuniu diferentes expressões artísticas e musicais, com grandes clássicos que marcaram gerações e proporcionaram ao público uma noite de emoção, cultura e celebração.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
Caraguatatuba conta com 213 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 213 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 213 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/10/2026
Basquete Sub-16 masculino de Caraguatatuba estreia com vitória expressiva na Copa São Paulo
Basquete Sub-16 masculino de Caraguatatuba estreia com vitória expressiva na Copa São Paulo

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba começou sua participação na Copa São Paulo com uma vitória expressiva na noite da última quarta-feira (21). Fora de casa, o time venceu Taubaté por 74 a 22 e confirmou um início positivo na competição. A partida foi disputada no município de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região

As equipes femininas de basquete Sub-12 e Sub-15 de Caraguatatuba conquistaram dois pódios no Campeonato Paulista de Basquete da 3ª Região, promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB). As disputas ocorreram no dia 3 de outubro, no Ginásio da CTI, em Taubaté. Na categoria Sub-12, Caraguatatuba enfrentou São Bernardo na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026