Pesquisar No Site
SAMU de Caraguatatuba celebra uma década de atuação com mais de 140 mil atendimentos
SAMU de Caraguatatuba celebra uma década de atuação com mais de 140 mil atendimentos
Neste mês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está comemorando dez anos de atuação em Caraguatatuba. O serviço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2010. De lá pra cá, já foram realizados 141.562 atendimentos de urgência e emergência, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos.

#PraCegoVer: Profissionais do SAMU posam para foto em frente à ambulância (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o SAMU, de janeiro até novembro deste ano, foram atendidas 10.385 ocorrências. No mesmo período do ano passado esse número foi de 12.757, o que representa uma queda de 18,59%.
De acordo com o coordenador de enfermagem e responsável técnico do SAMU, Marcelo Santana, a queda do número de atendimentos está relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Com a pandemia veio o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais em casa. Isso reduziu bastante às ocorrências”, disse.
Entretanto, Marcelo também explicou que com a liberação gradual das atividades pelo governo estadual, conforme o plano de flexibilização, “o SAMU está voltando a normalidades das ocorrências”. Ou seja, o número está aumentando gradativamente, após a liberação dos serviços não essenciais.
Entre os chamados deste ano, 200 estão relacionados a acidentes de trânsito com vítimas, 78 atropelamentos, 245 acidentes envolvendo motocicletas, também com vítimas.
Outro tipo de atendimento realizado pelo SAMU é o de apoio psicológico. Somente nesse período foram atendidos 397 casos psiquiátricos, 123 tentativas de suicídio e 122 casos de surto psicótico.
Depois de passar por adequações de segurança, com treinamentos e equipamentos de proteção individual (EPI), e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), o SAMU também passou a atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 407 chamados.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.
SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA) com bases descentralizadas nas regiões: central (Jardim Primavera), norte (Massaguaçu) e sul (Perequê Mirim).
A base na região sul foi inaugurada em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Caraguatatuba. Ela fica ao lado do prédio da unidade de pronto atendimento (UPA), inaugurada no mesmo mês.
O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba divulga candidatos aptos e inaptos para eleição do CMDU 2026/2027
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o comunicado oficial com o deferimento e indeferimento das candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), referente ao biênio 2026/2028. O resultado pode ser consultado no Diário Oficial do município clicando aqui. O processo busca preencher as quatro vagas destinadas a
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em ação rápida em Caraguatatuba
A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (14), um homem suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada em Caraguatatuba. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município durante diligências investigativas no bairro Tinga, com cumprimento de mandado judicial. O suspeito, um homem
Guarda Municipal prende suspeitos por tráfico nos bairros Olaria e Ponte Seca
Na tarde da última segunda-feira (23), na Rua Pedro Januário Leite, no bairro Olaria, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizava patrulhamento de rotina, quando visualizou dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos se separaram, em direções opostas, sendo que um
Fundacc abre Mostra Coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários” neste sábado
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (18/4), às 18h, no Complexo Turístico do Camaroeiro (mirante), a abertura oficial da mostra coletiva de artesanato e artes plásticas “Memória Ancestral – Povos Originários”. A ação é aberta ao público e tem entrada gratuita. A iniciativa integra a
Guarda Civil prende suspeitos por tráfico de drogas no Benfica e no Perequê-Mirim
Na noite de sábado (4), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo pelo bairro Benfica, na Rua 5, avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga a pé. De imediato, a equipe iniciou acompanhamento tático e conseguiu abordar o suspeito. Durante a