Pesquisar No Site
Mais de 200 multas são aplicadas por descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba

Mais de 200 multas são aplicadas por descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba diariamente recebe denúncias de descarte irregular de resíduos em vias públicas. A ação é proibida e pode gerar multa em caso de não atendimento da notificação. Em três anos, foram geradas aproximadamente 400 notificações e mais de 200 multas foram aplicadas.

#PraCegoVer: Móveis e outros resíduos descartados em uma esquina (Foto: Divulgação/PMC)
O imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular é autuado de acordo com a Lei 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRMs, equivalente a R$ 728,28.
Por meio da equipe de fiscalização e monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), frequentemente são realizadas vistorias em todo município para coibir e inibir essa prática. Durante a quarentena da pandemia da Covid-19 foi registrado um aumento de 10 a 15% de descarte irregular.
Segundo o diretor de fiscalização da SMAAP, William Xavier, os bairros com maior índice de autuações foram Indaiá, Massaguaçu, Morro do Algodão, Pontal Santamarina e Travessão.
“A maioria das casas com maior incidência de descarte irregular são as de veraneio, onde alguns moradores realizam a limpeza do quintal, pequenas reformas ou trocam mobiliários e acabam descartando de forma irregular em via pública”, explicou William.

#PraCegoVer: Restos de construção civil descartados próximo a um rio (Foto: Divulgação/PMC)
A maior parte do material descartado em vias públicas ou em calçadas é proveniente de Resíduos da Construção Civil – RCC e móveis, como: sofás, restos de armário, guarda-roupa e materiais provenientes de madeira e poda.
Para evitar este tipo de ação, o município possui três Ecopontos para o descarte correto e gratuito desses materiais nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu.
Nos Ecopontos, é possível descartar RCC (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Confira o endereço dos Ecopontos:
Golfinhos: Rua Alameda dos Corais
Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três
Veja Também Recentes

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

Foragido por incêndio criminoso é preso pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um homem procurado pela Justiça pelo crime de incêndio criminoso foi preso pela Guarda Civil Municipal (SP), no bairro Jaraguazinho, em Caraguatatuba (SP). A captura foi realizada durante patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira (13). Durante abordagem a um grupo de suspeitos, na Avenida José Benedito de Faria, os agentes

Equipe do Programa Inclusão e Movimento ministra capacitação para professores de Educação Física em Caraguatatuba
Como incluir e adaptar os esportes oferecidos pelo governo municipal às pessoas com deficiência do município, esse foi o tema principal da formação do programa Inclusão em Movimento, voltada a 39 professores de Educação Física e 31 formadores esportivos da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. A capacitação foi

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas