Pesquisar No Site

Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constrói duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos

Publicado em: 11/08/2020
Destaques
Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constroi duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos
Mais Saúde: Prefeitura de Caraguatatuba constrói duas UPAs e atende mais de 775 mil pessoas em três anos

Um atendimento de saúde descentralizado para atender a população o mais próximo possível de sua casa.

Este foi um dos planos de governo do prefeito Aguilar Junior e que se tornou realidade em menos de quatro anos de gestão com a implantação do Pronto Atendimento (PA) na antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) da Massaguaçu (Região Norte), da entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê-Mirim (Região Sul) e reformulação da UPA Central no Jardim Primavera (Região Central).

#PraCegoVer: Emergencia Covid-19 instalada na UPA Centro, mostra macas e aparelhos de respiração. (Foto: Divulgação/PMC)

Para se ter ideia sobre a importância dessas descentralizações, de janeiro de 2017 a julho de 2020 foram 775.335 atendimentos nas três unidades.

Em 2017, quando só havia a UPA Centro, houve um aumento da equipe médica qe passou de cinco para sete médicos a cada 24 horas, sendo realizados  191.401 atendimentos. Comparando com o ano anterior, quando foram 142.633 atendimento, houve um aumento em torno de 34,2%.

Com a inauguração do PA Massaguaçu, em abril de 2018, foram 30.281 atendimentos, enquanto a UPA Centro teve novo aumento de atendimentos, chegando a 197.385, desta vez, com a Organização Social João Marchesi ampliando o quadro de enfermagem.

Em 2019 a UPA Centro atendeu 213.354 pacientes e o PA Massaguaçu 60.109 pacientes. A Prefeitura lembra que neste ano houve a epidemia de dengue que elevou os quadros de médicos e de enfermagem.

Já neste ano de 2020, a UPA Centro atendeu até 31 de julho 49.006 pessoas e o PA Massaguaçu 20.709. Com a inauguração da UPA Sul em fevereiro de 2020, já foram 13.099 atendimentos.

Lembrando que após o surgimento da Covid, a UPA Centro foi transformada em UPA Covid-19 e sua estrutura deve permanecer após o término da pandemia.

#PraCegoVer: Enfermeira realiza atendimento em idoso na sala de acolhimento do Pronto Atendimento 24h do Massaguaçu. (Foto: Divulgação/PMC)

Juntas, as unidades possuem estrutura para dar os primeiros atendimentos aos pacientes, sem necessidade de transfereência para a Casa de Saúde Stella Maris. Uma vitória para a comunidade da região norte que antes precisava enfrentar a serrinha da Massaguaçu, perigosa e escura, para recebver atendimento de urgência e emergência.

Atualmente, o PA conta com médico emergencista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de raio-x, pediatra 12 horas e ambulância para apoio às transferências em casos mais graves. Além disso, o local conta com uma base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com ambulância de suporte básico, condutor e um técnico de enfermagem 24 horas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a atenção básica também funciona normalmente na UBS Massaguaçu com equipes de PSF, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de farmácia e agentes comunitários de saúde. O atendimento de fisioterapia no local recebe incremento de mais um profissional e novos procedimentos de reabilitação.

Gabriela Eller, 31 anos, moradora do bairro Jardim Santa Rosa, conta que sempre que precisa vai Pronto Atendimento do Massaguaçu. “Achei muito interessante porque agora a unidade, além de atender em período integral, também conta com uma farmácia 24 horas”.

UPA Sul

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) foi entregue à comunidade em favereiro passado e ganhou nova cobertura, instalações internas, instalação de gases medicinais, além de infraestrutura externa com área de estacionamento, acessibilidade e pavimentação. Além disso, tem salas de emergência, exames, consultórios médicos adulto e infantil, espaço SAMU, entre outras benfeitorias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA Sul tem capacidade para  atender 500 pacientes por dia e beneficia cerca de 50 mil munícipes da Região Sul que também não precisa mais se deslocar até a região central em busca de atendimento.

Suelen Ribeiro mora no Perequê Mirim e conta que a implantação da UPA Sul foi muito importante porque seu filho tem asma e fica doente o ano todo. “É maravilhoso pela facilidade de por trazê-lo aqui e ser atendido prontamente, não precisar ficar marcando consulta. Sem falar que é perto da minha casa e dá para ir andando”.

Também moradora na região sul, Iolanda Quintino de Miranda conta que todo paciente espera é “ser tratado da melhor maneira possível, receber a medicação, com atenção e cuidado e voltar para casa bem. Foi o que recebemos no atendimento da UPA Sul”.

UPA Centro

A UPA Centro, que até abril servia para atendimento de urgência e emergência da população que reside na região central, agora é referência para receber pacientes com a Covid-19. Foram implantados 80 leitos de isolamento para pacientes com novo coronavírus, dos quais 10 são com respiradores. No local, o paciente com suspeita da doença entra pela porta central e deixa o prédio por uma saída exclusiva.

Assim,  o 1º andar ficou para UPA Covid-19 Adulta; o 2º andar UPA Covid-19 Infantil; e 3º andar com os 80 leitos de isolamento Covid-19.

Casos de outras doenças foram transferidos para o prédio ao lado onde funcionava o Centro Médico de Especialidade/Centro de Especialidades Odondológicas (CEM/CEO).

O local abriga atendimento para adultos e crianças e conta com três entradas: a principal com serviços de triagem para atender os pacientes (adultos e crianças) da UPA e da farmácia; a segunda exclusiva para pacientes do setor de saúde mental e infantil, além da equipe do Protege; e a terceira: a área da piscina, da reabilitação, também servirá como canal de entrada para os demais atendimentos que ainda continuam na unidade.

Os setores de tratamento de hanseníase e tuberculose mantêm-se no CEM, bem como o ultrassom, os atendimentos médicos de especialidades e o Centro de Reabilitação.

A farmácia do CEM também funciona normalmente no local, das 8h às 15h, para medicamentos do Alto Custo. Para os demais medicamentos a farmácia funciona das 8h às 18h. O Setor de Odontologia do CEO realiza atendimentos de urgência e emergência.

As consultas de oncologia e o ambulatório de feridos foram transferidos para o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

Endereços

PA Norte – Rua Itália Baffi Magni, 710 – Massaguaçu

UPA Sul – Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297 – Perequê Mirim.

UPA Central – CEM/CEO – Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera

Pró-Mulher – Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Camaroeiro

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília

Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção

A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet

A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 30/04/2025
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba,  recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/04/2025
Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2025